bom dia aos amigos reparadores! Estou com um caso aqui na oficina de um Voyage 1.6 2010 em que fiz o motor há uns seis meses mais ou menos. foi feito completo. Retificado bloco, vira, cabeçote feito mandrilhamento, trocado comando, tudo certinho dentro dos padrões. esse carro rodou mais ou menos uns três mil km de lá pra cá e pra minha surpresa essa semana queimou a junta do cabeçote.
desmontei ele, analisei a válvula termostática, bomba d'água, tudo ok e ainda por cima o cliente jura "de pé junto" que o carro em nenhum momento subiu a temperatura no painel acima do normal.
Eu procurando alguma explicação pro caso, desenvolvi uma teoria ( meio baseada em achismo, por isso peço conselho dos colegas aqui) que possa ter sido o combustível o causador desse problema. Acredito que um solvente usado numa provável adulteração, possa ter ocasionado uma temperatura extremamente alta na câmara de explosão, o que poderia ter causado um superaquecimento interno e assim a ruptura da junta. Bom, será que alguém já pegou um defeito assim? Será que minha teoria faz sentido ou é "viagem" minha?
Se alguém puder me passar alguma experiência agradeço.
Um abraço a todos!