Na minha oficina cobro e bem cobrado por um diagnóstico com scanner.
Nos cursos que ministro, cobro um preço justo por Hora/aula.
Mas...
Tem casos que nem retífica de motor eu cobro e sempre disponibilizo duas vagas nos cursos e treinamentos para aqueles que não podem pagar mas se mostram interessados em aprender.
Cada um trabalha da maneira que acredita ser a melhor.
Concordo com o "Dr.Carro" que o scanner sozinho não conserta o carro porém, na minha oficina ele faz muita diferença(mesmo sendo um Raven) além de me dar bons lucros. É um grande diferencial e as pessoas que me procuram, o fazem porque querem respostaspara seus problemas e sendo assim, cobro em média R$ 120,00 por ligação do Scanner no veículo e até agora nenhum cliente achou "caro", muito pelo contrário, foram poupados de muitos gastos desnecessários com substituições de peças desnecessárias.
Acho o preço do Rasther um pouco salgado para que não seja justificado a cobrança de um serviço com ele mas, cada um sabe onde dói o calo.
Todos os cursos que fiz até hoje tiveram custos e conhecimento de verdade tem custo. Se não custou nada aprender alguma coisa ou a ferramenta foi adquirida a preço de banana, então a não cobrança do serviço é válida mas se os custos do conhecimento e do equipamento foram altos ou dignos de serem valorizados, qualquer valor que seja cobrado pelo serviço será bem recebido.
Estou preparando um comparativo entre scanners de várias marcas no mercado.
Em breve será divulgado no meu site o resultado.
Se alguém(que não seja fabricante de equipamento) quiser participar com seu equipamento apenas para testes comparativos, será bem vindo.
Dois "grandes" fabricantes de scanners me ofereceram equipamentos para participar destes comparativos mas quero fazer isto isento de qualquer vínculo com qualquer fabricante de scanner.
Estou cansado de ver mecânicos e proprietários de oficinas investirem em equipamentos que simpesmente aumentam a dúvida de um diagnóstico e pioram a situação do nosso dia-a-dia.
Acredito que para nós, que precisamos cobrar pelos diagnósticos, que investimos em conhecimento técnico, e que queremos fazer um trabalho sério, sem enganar os clientes, esta iniciativa somente contribuirá para não jogarmos nosso dinheiro no "lixo eletrônico" de alguns fabricantes de equipamentos que ficam rindo dou outro lado do telefone enquanto ficamos ouvindo musiquinhas corporativas ridículas aguardando alguma informação "nova" que possa nos ajudar a sermos melhores e resolvermos problemas quesão nossa fonte de remuneração.
Desculpem se fui "duro" mas estou defendendo nossa "profissão" e defendendo aqueles que querem se qualificar para prestar um serviço digno de ser bem remunerado.
Mário Luis Barnabé
MLB Tecnologia Veicular