oi julio
trabalho com reparo em modulos eletronicos automotivos principalmente de injeção ,tenho mais de 10 anos nesta area ,e posso te dizer que não e posivel traçar um perfil ,ou uma lista de centrais,e sim ,uma lista de defeitos ,pois dependendo do defeito ,qualquer central pode ser reparada,
algumas ,mais faceis outras mais complicadas,
maioria dos defeitos e causada por inesperiencia do reparador ou falta de manutenção na injeçao ,chicote ,bateria etc
hoje em dia ,as centrais são equipadas com processadores e memorias de ultima geração ,mas a memoria onde e armazenado o programa de gerenciamento do motor ,ou dados de segurança como do imobilizador ,pode ser apagados eletricamente ,coisa que não podia se feito ate +ou- o ano 2000 ,onde este dados eram armazenados em uma memoria eprom ,que so pode ser apagada com luz ultra violeta ou não pode ser apagada nunca
bom,com a evolução da eletronica ,foi introduzido nos carros processadores e memorias flash(no csso do processador ,a flash e interna )como o carro e totalmente passivel e transientes e espurius eletricos (interferencias magneticas),quedas e picos de tensão e outras diabruras eletricas
uma simples bateria fraca ,pode desprogramar uma central ,ou um painel,ou seja ,os dados da flash pode simplesmente se perder
um exemplo,tendo vc o programador compativel com a memoria ou processador ,o arquivo em perfeito estado ,que no casso vc atento copiou de outro carro em bom funcionamento,tecnica em solda ,eletronica , esta apto a reprogramar este modulo.
e bom lembrar que este processo nada tem a ver com telecarregamento,telecarregamento e uma reprogramação feita para atualizar um programa ,melhoralo,a reprogramação que fazemos e corretiva ,com intuito de remanufaturar a peça
meu email e modulosautomotivos@yahoo.com.br qualquer duvida ,ja sabe
abraço