Olha! Kanisso
Primeiro vamos falar de Geometria ao qual pertence o alinhamento que é a abertura e ou fechamento das rodas.
Eu aconselho que se compre equipamentos Homologados por montadoras, pois você vai descobrir a diferença na hora que necessitar de informação mais técnica como Ponto "S" da AUDI e VW, altura de referência da PSA(Peugeot e Citroen), altura "Z" da Chevrolet e ajuste de altura para medir o caster correto de Pick Ups, recurso de roda levantada para ajuste de serviço traseiro com equipamento no lugar. Esses são só alguns itens. Podem até dizer que você não precisa disso, mas na hora que precisar é que se descobre o fator compra errada. Temos 4 configurações de equipamentos; Painel, Digital, Computadorizado e 3D. Todos são bons, mas há limites de leituras, ocupação de espaços e tecnologias diferentes. Eu indico o computadorizado com 8 sensores com ou sem cabo com recursos acima. Basta acessar a paginas de fabricantes onde há manuis técnicos em "pdf" com essas explicações. Tem a Sun, Bosch, KMC fabricados no Brasil. E os importados com escritório no Brasil os da Beissbarth, Hunter. Ambos com um bom e amplo banco de dados que deve ter no mínimos 50 montadoras.
Cuidado com importados mesmo sendo marcas Homologadas, pois em alguns casos o importador desiste devido aos custos e ai há o problema de aferições e reposições de peças e de alguns vindos de Países Asiáticos que não tem esses recursos citados.
Sou instrutor particular e conheço todas essas tecnologias e cada região há uma necessidade diferente.
Quanto as balanceadoras deve-se prestar atenção a carga do eixo, pois existem maquinas que só suportam até 20kgs, 35kgs, 50kgs, 65kgs e tem um fabricante que diz que a dele suporta até 120. O ideal é uma de 65kgs por cusa da roda de Pick ups e esses aros grandes (até 20) que o pessoal tem posto em carros.
Mais que isto é bobagem a não ser que você vá trabalhar com Vans (ex; Escolar Iveco Daily e Mercedes Sprinter) ai tem que ser uma que suporte mais carga.
Por que estou dizendo isto tem um sensor no eixo e se você colocar uma roda mais pesada do o recomendado acaba "descalibrando" a máquina.
Quanto a máquina de desmontar e montar pneu pode ser uma pneumática simples se você não trabalhar com rodas esportivas e pneus acima do aro 15 caso contrário é bom que seja com braço auxiliar.
Quanto a cavaletes orientação é a mesma se você for trabalhar com alinhador digital que é o mais recomendado não há problema. Já se for computadorizado ou 3D tem de ser rampa pneumática, pantográfica ou de chão valeta.
Resumo os valores de investimentos são de aproximadamente R$ 25.000,00 a R$ 90.000,00.
Lembrando que empresas fazem troca dos equipamentos caso haja necessidade de aparelho com mais tecnologia.
OBS: Só reforçando o alinhador tem ser homologado, pois como disse tenho casos onde fui ministrar treinamento e o banco de dados só tinha 20 montadoras e a maioria já de carros conhecidos. Pois se não tiver as medidas fica mais fácil conseguir se o aparelho for homologado.
Equipamentos sem as Coreanas, Chinesas, Tailandesas não servem a não ser que na sua cidade só tenha as mais tradicionais como VW, Fiat, Ford e Chevrolet.
Tem que pesquisar. Duvidas.
Edmilson
(14)3325-1906
edmilsonp.santos@yahoo.com.br