Junior, bom dia. O valor da tensão de ruptura ns eletrodos da vela vai depender da taxa de compressão , principalmente, quanto mais massa de ar maior a tensão de ruptura. Ja fiz muitas tentativas de ignição no passado, algumas totalmente sem efeito em alguns carros outras com melhoras significativas. Por exemplo, lembro que em um carro carburado eu fazia 10 km/litro na estrada. Montei uma ignição por descarga capacitiva e com um outro recurso: a cada 4 milisegundos havia uma nova centelha (era uma tentativa de aproximar o efeito de duas velas por cilindro), num total de 10 centelhas aproximadamente por explosão. O resultado: nas mesmas condições de rodagem passei a fazer 12 km/litro. Claro, é carro antigo, não se dispunha de tecnologia atual, mas foi uma melhora. Outra vez fiz uma ignição com tensão tão alta que chegava a cortar o isolamento dos cabos de velas, não podia partir o motor depois de uma lavagem, por exemplo, aí o molho saiu mais caro que o peixe...
Como ja disse fiquei interessado no assunto pelo que os colegas disseram, pois, acredito que (não só no setor automobilistico) ainda hajam tecnicas que não são implantadas pelo custo desfavorável de produção. Eu acho que é um nicho a pesquisar.
Tenha um bom fim de semana
Dirceu