Agradeço ao interesse do JOHNNIE e Walter; o que ocorria no veículo, que teve o seu motor retificado completamente, em um retífica amiga da oficina em que eu trabalho, era que quando o ar era ligado, ou se o veículo fosse conduzido em uma subida prolongada, ou em um trecho longo, ocorria o aquecimento e elevação de pressão - medido com um manômetro ligado em paralelo no arrefecimento - passava de 1,5 bar, esse motor foi aberto por 2x, e nada de anormal foi notado, ventuinhas tiveram o chicote revisado e não havia perda de potencia das mesmas, radidor trocado, válvula termost. inicialmente anulada e depois colocada uma nova, liquido do arrefecimento original, como a retífica não nos deu retorno sobre o problema, em uma conversa nesta sexta passada com um funcionário da retífica, ele não soube me precisar, mas ele comentou que o problema foi solucionado por um profissional conhecido aqui no Rio de Janeiro - Sr. Alair, que só trabalha com cambio automático - parece que havia falha no conversor de torque. Bom espero ter esclarecido os acontecimentos, e aguardo alguam informação sobre o caso. Mais uma vez obrigado, e que DEUS abençoe a todos.