CORDOBA 1.8 COM AR E DIREÇÃO HIDRÁULICA - GNV - 1998
Há 3 meses atrás o carro veio a oficina para examinar um aquecimento, elevava a temperatura a 130ºC e a ventoinha não acionava.
Deixei o carro esfriar, repus a água e deixei ele aquecer em marcha lenta e constatei que só aquecia a mangueira de
cima e a de baixo não. Removi a válvula termostática e testei ela fora e ela não abria. Coloquei uma nova
e o carro ficou bom, mas o sistema de arrefecimento estava completamente sujo (muito) e aconselhei o cliente a
fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento. O proprietario é vendedor de peças elétricas automotivas e disse que ele mesmo ia fazer a limpeza
com querosene, entreguei o carro para ele.
No começo do mês ele me ligou pra pegar o carro que estava aquecendo e colocando a água para fora. Comecei a trabalhar no carro e observei que
a junta do cabeçote tinha queimado pois colocava a água toda pra fora, mesmo frio (só no ligar).
Removí o cabeçote e mandei plainar (quis já fazer assentamento de sede e válvulas, raio x e banho térmico e troca dos retentores dos guias).
Mas o cliente quis só fazer o aplainamento. Assim o fiz.
Coloquei o cabeçote com a junta Taranto (não de ferro orgânico) e começou a novela, quando chegou a 90ºC, o motor aqueceu, a mangueira de cima
a de baixo e o radiador ficavam frios e a tampa do reservatório colocava a água pra fora, testei a tampa e estava ruim, troquei e continuou,
testei a válvula termostática nova e estava boa, levei o radiador para teste numa casa especializada em radiadores e estava desmanchada
as partes de vedação do radiador devido ao querosene colocado pelo proprietário. Removi a bomba d'água e estava Ok, testei as mangupeiras e
as conexões e estava tudo Ok.
Por fim, removí o cabeçote e fiz o teste de raio x e já fiz a geral colocando a junta de ferro (orgânica) e os parafusos novos, ficou a mesma coisa,
colocava a ferramenta de pressão no sistema e tudo Ok, fiz as sangrias pelo ar quente, pelo interruptor do eletro ventilador e pelo retorno, o problema persistiu.
Fiz a sangria com a máquina de limpeza do arrefecimento (wurth) e fiz sem o reservatório de expansão, pelo retorno e pela entrada da mangueira
do reservatório e consegui sangrar (tirar o ar), e começou a água a circular no sistema e ligava o eletro ventilador aos 110ºC, mas
observei que a água estava circulando. Tirei a máquina e liguei no reservatório e liguei o carro, quando chegou nos 90ºC fez o mesmo problema
daí fiz o teste com o manômetro no reservatório conforme o Candango aqui do fórum falou, e o motor chegou a 1 BAR de pressão e a
ventoinha ligou e o motor ficou nos 90ºC. Então fiquei encasquetado nisso, testei o reservatório fora do carro,
fechei a saída, coloquei a tampa e coloquei o manômetro no retorno e constatei que não
dava pressão pois saia pelo ladrão sem abrir a válvula da tampa e testei outro reservatório, criou pressão , coloquei o novo reservatório no carro e ficou bom.
Por fim tinha uma rachadura interna no reservatório e quando aquecia a água, a rachadura abria e colocava para fora e não aparecia
com a máquina de testes de pressão por que tapava a rachadura pelo lado de dentro.
Foi isso.
Agradeço a todos pela ajuda e graças ao teste que o Candango falou resolví o problema.