Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiro O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 08
Total de POST: 140
Membro nº 2778
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006 MEUS CAROS COLEGAS, APENAS VALORIZO A MINHA MÃO-DE-OBRA E SEI Q SOU RESPONSÁVEL POR ALGUM TIPO DE AVARIA Q MESMO SEM O OCNHECIMENTO DE OUTROS POSSAM ME ACUSAR.
CONTUDO NA RESPOSTA Q SEGUE HÁ MUITO MAIS EM Q SE PENSAR O POR Q DE O BRASIL VIVER NESTA CONDIÇÃO DE MÃO-DE-OBRA BARATA.
Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiro O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 08
Total de POST: 140
Membro nº 2778
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006
Assunto: AULA DE MESTRE
O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Weber
Figueiredo, deu uma última aula para seus ex-alunos.
Diante de uma platéia de formandos, acompanhados de seus pais, o
professor paraninfo da turma discursou sobre o Brasil.
Leia o que disse Weber Figueiredo:
Ilustríssimos Colegas da Mesa, Senhor Presidente, meus queridos lunos,
Senhoras e Senhores.
Para mim é um privilégio ter sido escolhido paraninfo desta turma.
Esta é como se fôra a última aula do curso. O último encontro, que já
deixa saudades.
Um momento festivo, mas também de reflexão.
Se eu fosse escolhido paraninfo de uma turma de direito, talvez eu
falasse a importância do advogado que defende a justiça e não apenas o
réu.
Se eu fosse escolhido paraninfo de uma turma de medicina, talvez eu
falasse da importância do médico que coloca o amor ao próximo acima dos
seus lucros profissionais.
Mas, como sou paraninfo de uma turma de engenheiros, vou falar da
importância do engenheiro para o desenvolvimento do Brasil.
Para começar, vamos falar de bananas e do doce de banana, que eu vou
chamar de bananada especial, inventada (ou projetada) pela nossa
vovozinha lá em casa, depois que várias receitas prontas não deram certo.
É isso mesmo. Para entendermos a importância do engenheiro vamos falar
de bananas, bananadas e vovó.
A banana é um recurso natural, que não sofreu nenhuma transformação.
A bananada é = a banana + outros ingredientes + a energia térmica
fornecida pelo fogão + o trabalho da vovó e + o conhecimento, ou
tecnologia da vovó.
A bananada é um produto pronto, que eu vou chamar de riqueza.
E a vovó?
Bem a vovó é a dona do conhecimento, uma espécie de engenheira da
culinária.
Agora, vamos supor que a banana e a bananada sejam vendidas.
Um quilo de banana custa um real.
Já um quilo da bananada custa cinco reais.
Por que essa diferença de preços?
Porque quando nós colhemos um cacho de bananas na bananeira, criamos
apenas um emprego: o de colhedor de bananas.
Agora, quando a vovó, ou a indústria, faz a bananada, ela cria empregos
na indústria do açúcar, da cana-de-açúcar, do gás de cozinha, na
indústria de fogões, de panelas, de colheres e até na de embalagens,
porque tudo isto é necessário para se fabricar a bananada.
Resumindo, 1kg de bananada é mais caro do que 1kg de banana porque a
bananada é igual banana mais tecnologia agregada, e a sua fabricação
criou mais empregos do que simplesmente colher o cacho de bananas da
bananeira.
Agora vamos falar de outro exemplo que acontece no dia-a-dia no comércio
mundial de mercadorias.
Em média: 1kg de soja custa US$ 0,10 (dez centavos de dólar), 1kg de
automóvel custa US$ 10, isto é, 100 vezes mais, 1kg de aparelho
eletrônico custa US$ 100, 1kg de avião custa US$1.000 (10mil quilos de
soja) e 1kg de satélite custa US$ 50.000.
Vejam, quanto mais tecnologia agregada tem um produto, maior é o seu
preço, mais empregos foram gerados na sua fabricação.
Os países ricos sabem disso muito bem. Eles investem na pesquisa
científica e tecnológica.
Por exemplo: eles nos vendem uma placa de computador que pesa 100g por
US$ 250.
Para pagarmos esta plaquinha eletrônica, o Brasil precisa exportar 20
toneladas de minério de ferro.
A fabricação de placas de computador criou milhares de bons empregos lá
no estrangeiro, enquanto que a extração do minério de ferro, cria
pouquíssimos e péssimos empregos aqui no Brasil.
O Japão é pobre em recursos naturais, mas é um país rico.
O Brasil é rico em energia e recursos naturais, mas é um país pobre.
Os países ricos, são ricos materialmente porque eles produzem riquezas.
Riqueza vem de rico. Pobreza vem de pobre.
País pobre é aquele que não consegue produzir riquezas para o seu povo.
Se conseguisse, não seria pobre, seria país rico.
Gostaria de deixar bem claro três coisas:
1º) quando me refiro à palavra riqueza, não estou me referindo a jóias
nem a supérfluos. Estou me referindo àqueles bens necessários para que o
ser humano viva com um mínimo de dignidade e conforto;
2º) não estou defendendo o consumismo materialista como uma forma de
vida, muito pelo contrário;
3º) e acho abominável aqueles que colocam os valores das riquezas
materiais acima dos valores da riqueza interior do ser humano.
Existem nações que são ricas, mas que agem de forma extremamente pobre e
desumana em relação a outros povos.
Creio que agora posso falar do ponto principal. Para que o nosso Brasil
se torne um País rico, com o seu povo vivendo com dignidade, temos que
produzir mais riquezas. Para tal, precisamos de conhecimento, ou
tecnologia, já que temos abundância de recursos naturais e energia. E
quem desenvolve tecnologias são os cientistas e os engenheiros, como
estes jovens que estão se formando hoje.
Infelizmente, o Brasil é muito dependente da tecnologia externa.
Quando fabricamos bens com alta tecnologia, fazemos apenas a parte final
da produção.
Por exemplo: o Brasil produz 5 milhões de televisores por ano e nenhum
brasileiro projeta televisor. O miolo da TV, do telefone celular e de
todos os aparelhos eletrônicos, é todo importado.
Somos meros montadores de kits eletrônicos. Casos semelhantes também
acontecem na indústria mecânica, de remédios e, incrível, até na de
alimentos.
O Brasil entra com a mão-de- obra barata e os recursos naturais.
Os projetos, a tecnologia, o chamado pulo do gato, ficam no estrangeiro,
com os verdadeiros donos do negócio.
Resta ao Brasil lidar com as chamadas caixas pretas.
É importante compreendermos que os donos dos projetos tecnológicos são os
donos das decisões econômicas, são os donos do dinheiro, são os donos das
riquezas do mundo.
Assim como as águas dos rios correm para o mar, as riquezas do mundo
correm em direção aos países detentores das tecnologias avançadas.
A dependência científica e tecnológica acarretou para nós brasileiros a
dependência econômica, política e cultural.
Não podemos admitir a continuação da situação esdrúxula, onde 70% do PIB
brasileiro é controlado por não residentes.
Ninguém pode progredir entregando o seu talão de cheques e a chave de sua
casa para o vizinho fazer o que bem entender.
Eu tenho a convicção que desenvolvimento científico e tecnológico aqui no
Brasil garantirá aos brasileiros a soberania das decisões econômicas,
políticas e culturais. Garantirá trocas mais justas no comércio
exterior.
Garantirá a criação de mais e melhores empregos.
E, se toda a produção de riquezas for bem distribuída, teremos a
erradicação dos graves problemas sociais. O curso de engenharia da UERJ,
com todas as suas possíveis deficiências, visa a formar engenheiros
capazes de desenvolver tecnologias.
É o chamado engenheiro de concepção, ou engenheiro de projetos.
Infelizmente, o mercado nacionalizado nem sempre aproveita todo este
potencial científico dos nossos engenheiros.
Nós, professores, não podemos nos curvar às deformações do mercado.
Temos que continuar formando engenheiros com conhecimentos iguais aos
melhores do mundo.
Eu posso garantir a todos os presentes, principalmente aos pais, que
qualquer um destes formandos é tão ou mais inteligente do que qualquer
engenheiro americano, japonês ou alemão.
Os meus trinta anos de magistério, lecionando desde o antigo ginásio até
a universidade, me dá autoridade para afirmar que o brasileiro não é
inferior a ninguém. Pelo contrário, dizem até que somos muito mais
criativos do que os habitantes do chamado primeiro mundo.
O que me revolta, como professor cidadão, é ver que as decisões políticas
tomadas por pessoas despreparadas ou corruptas são responsáveis pela
queima e destruição de inteligências brasileiras que poderiam, com o
conhecimento apropriado, transformar o nosso Brasil num país florescente,
próspero e socialmente justo.
Acredito que o mundo ideal seja aquele totalmente globalizado, mas uma
globalização que inclua a democratização das decisões e a distribuição
justa do trabalho e das riquezas.
Infelizmente, isto ainda está longe de acontecer, até por limitações
físicas da própria natureza.
Assim, quem pensa que a solução para os nossos problemas virá lá de fora,
está muito enganado.
O dia que um presidente da República, ao invés de ficar passeando como um
dândi pelos palácios do primeiro mundo, resolver liderar um autêntico
projeto de desenvolvimento nacional, certamente o Brasil vai precisar, em
todas as áreas, de pessoas bem preparadas.
Só assim seremos capazes de caminhar com autonomia e tomar decisões que
beneficiem verdadeiramente a sociedade brasileira.
Será a construção de um Brasil realmente moderno, mais justo, inserido de
forma soberana na economia mundial e não como um reles fornecedor de
recursos naturais e mão-de-obra aviltada.
Quando isto ocorrer, e eu espero que seja em breve, o nosso País poderá
aproveitar de forma muito mais eficaz a inteligência e o preparo
Intelectual dos brasileiros e, em particular, de todos vocês, meus
queridos alunos, porque vocês já foram testados e aprovados.
Finalmente, gostaria de parabenizar a todos os pais pela contribuição
positiva que deram à nossa sociedade possibilitando a formação dos seus
filhos no curso de engenharia da UERJ.
A alegria dos senhores, também é a nossa alegria.
Muito Obrigado.
Membro: Karl Marx. O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 09
Total de POST: 115
Membro nº 1467
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006 Máteria muito interessante e boa. Li toda com muito interesse e concordo em tudo com o professor. Porém sua mão de obra tem preço justo sim, até porque temo que imprementar aquela tercerização. rsrs. abraços.
Membro: shalom.h O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 09
Total de POST: 91
Membro nº 1693
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006 OLÁ AMIGÃO QUEM DISSE QUE VOCÊ COBRA CARO? ISSO É MUITO RELATIVO TODA VEZ QUE COLOCAMOS UM CARRO DENTRO DA NOSSA OFICINA FICAMOS COM A RESPONSABILIDADE ONTEM MESMO EU TIVE UM RETORNO D EUM CORSA QUE EU TINHA TROCADO A VALVULA DO AR QUENTE E DEU VAZAMENTO PENSE BEM UM VAZAMENTO PODERIA ATÉ FUNDIR O MOTOR E QUEM IA ME AJUDAR^OS FABRICANTES NÃO RESPEITAM NOSSO SERVIÇO EO SÓ SUSBTITUIR A PEÇA E FICO COM A RESPONSABILIDADE PRECISAMOS CORRER ATRÁS DOS NOSSOS DIREITOS ISSO É SE TEMOS DIREITO TEM ALGUNS FABRICANTES QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA OS MECÃNICOS.
Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiro O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 10
Total de POST: 140
Membro nº 2778
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006 FALA SÉRIO NÉ KARL;
O SHALOM É ISSO AÍ, PENSEM BEM, BASTA UM PARAFUSO POUCO AFROUXADO OU COM ROSCA RUIM OU ESPANADO OU UMAMANGUEIRA VELHA Q NÃO VEDA MAIS PARA O CLIENTE ELE SÓ DIZ ASSIM MAS NÃO ESTAVA ASSIM ANTES DE VOCE MEXER, O PARAFUSO NÃO ESTAVA ESPANADO,EU PODERIA TER MORRIDO OU COMETIDO UM ACIDENTE; E AGORA QUEM VAI PAGAR O MEU MOTOR?
QUEM VAI PAGAR O MEU PREJUÍZO?
Q GARANTIA VOCE DÁ SE QUANDO OCORRE UM DEFEITO Q NÃO EXISTIA VOCE NÃO COBRE?
PAR AO CLIENTE PELO MENOS A MAIORIRA APENAS 98% NÓS PRESTADORES DE SERVIÇO NÃO PASSAMOS DE PESSOAS OU EMPRESAS Q ESTÃO RESPONSÁVEIS POR QUALQUER PREJUÍZO Q ELES TENHAM EM SEUS CARROS, ISSO SE OCORRER ALGO E Q PODE TER A HAVER COMO SERVIÇO EM Q VOCE EFETUOU.
PORTANTO MEUS CAROS A COISA FUNCIONA ASSIM:
SE O CLIENTE NÃO PEDIR O ORÇAMENTO ANTES, PELA JUSTIÇA ELE CONCORDOU COM O SERVIÇO SE ELE DEIXAR O CARRO PARA Q SEJA CONSERTADO. ENTÃO PODEMOS COBRAR UM VALOR MAIOR, É LÓGICO TEMOS Q OBSERVAR O PERFIL DESTE CLIENTE POR Q O CARA PODE ALEGAR DEPOIS Q NÃO TEM DINHEIRO AÍ VOCE ACABA FAZENDO O SERVIÇO PARA ELE DE GRAÇA, PORTANTO DE ACORDO COM O PERFIL VOCE TEM Q DAR O ORÇAMENTO ANTECIPADO E SER CLARO EM NÃO SE RESPONSABILIZAR POR ALGUNS ÍTENS.
AGORA SE O CLIENTE QUISER O PREÇO DA PRAÇA VOCE TEM Q SER AINDA MAIS CLARO E FZE-LO ASSINAR UM CONTRATO DE SERVIÇO EM Q VOCE SÓ SE RESPONSABILIZA PELO SERVIÇO EFETUADO E NESTE CASO PROCURE DESMONTAR O MÍNIMO POSSÍVEL E SE POSSÍVEL TENTE REGISTRAR TUDO COM FOTOGRAFIAS OU FILMAGENS E AINDA SE PUDER EVIDENCIAR OS TERMOS DO CONTRATO COM GRAVAÇÕES COM ÁUDIO.
OU SEJA GASTAMOS MAIS NOS PRECAVENDO CONTRA O NOSSO CLIENTE DO Q TEMOS O LUCRO COM O SERVIÇO EFETUADO MAS É ASSIM OU PODEMOS ACARRETAR PREJUÍZOS E ASSIM SENDO TEMOS MAIS É Q NOS GARANTIR POIS EU POR EXEMPLO NÃO GOSTO DE INVESTIR NUM VEÍCULO Q NÃO É MEU; AINDA ONTEM UM COLEGA ME DISSE Q FARIA UM MOTOR COMPLETO POR 350 REAIS, EU LHE DISSE E SE DÉR ALGO ERRADO, ME DISSERAM Q SE TU FIZER TUDO CERTO NÃO DÁ ERRADO, BOM EU RESPONDI É TOMARA Q NÃO DÊ MESMO POR Q UM MOTOR NÃO CUSTA MENOS Q R$ 5.000,00 E COM CERTEZA NENHUM DONO DE OFICINA PODE FICAR GASTANDO ESTE DINHEIRO TODO MÊS.
PO RISSO MEUS CAROS ATENTEMOS PARA Q NÃO COLHEMOS PREJUÍZO.
ALGUÉM SABE O Q SIGNIFICA EMPRESA?
EU RESPONDO:
TODA INSTITUIÇÃO Q VISA LUCRO, BOM POSSO LHES DIZER EU VISO O LUCRO, NÃO VISO O PREJUÍZO, PORTANTO QUEM ME PROCURA PODE ESPERAR Q VOU LHE COBRAR PELO SERVIÇO E VAI TER UM VALOR AGREGADO SIM, AGORA SE O Q ELEL QUER ´PREÇO BAIXO OU SEJA ELE PROCURA UMA EMPRSA OU MECÃNICO Q NÃO VISE LUCRO E SIM VISE TRABALHAR PARA NÃO FICAR PARADO, ENTÃO ELE COM CERTEZA VAI ME DEIXAR Á TOA A SEMANA TODA E O ANO TODO, EU SÓ TRABALHO SE VISAR O LUCRO DO CONTRÁRIO EU NÃO EFETUO O SERVIÇO.
É LÓGICO Q PROCURAMOS FORMAR CLIENTELA E DE VEZ EM QUANDO DAMOS UNS DESCONTOS OU PELO MENOS FAZEMOS UM PREÇO MENOR ESPERANDO Q ESTE CLIENTE VIRE UM CLIENTE ASSÍDUO, MAS POSSO LHES DIZER ISTO COMIGO NÃO FUNCIONA, EU FAÇO UM BOM SERVIÇO,DOU A GARANTIA E MESMO ASSIM OS CLIENTES NÃO FICAM ASSÍDUOS, PORTANTO MEUS CAROS O ÚNICO COMPROMISSO Q TENHO COM ELES É O DE CONSERTAR O CARRO E DE LHES DAR A GARANTIANÃO PRECISANDO FAZER NADA POR PREÇOS MÓDICOS MAS SIM ME RSPONSABILIZAR PELOS SERVIÇOS Q EXECUTO, PORTANTO, É NECESSÁRIO Q O MECÃNICO FIQUE ATENTO POIS TODOS NÓS SABEMOS Q TER PREJUÍZOS EM MECÃNICA - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS É MUITO FÁCIL; É NECESSÁRIO Q O PROFISSIONAL FIQUE MUITO LIGADO E OBSERVE BEM OS ÍTENS EM Q ESTÁ CONSERTANDO SE ALGUM DESTES PODE FALHAR E TROCAR OU PELO MENOS AVISAR O CLIENTE DESTA POSSIBILIDADE E LÓGICO REGISTRAR ISTO COM A ASSIANTURA DO CLIENTE SENÃO UM OU OUTRO PODE PEDIR UMA GARANTIA INDEVIDA AÍ É SERVIÇO GRATUITO AÍ É FAZER CARIDADE E NÃO VISAR LUCRO.
PORTANTO MEUS CAROS TEMOS Q TODOS COMEÇAR A TOMAR ATITUDES POR Q SENÃO O CLIENTE VAI ACHAR Q ESTAMOS TROCANDO O SERVIÇO POR UMA CERVEJINHA E VOCES PODEM TER CERTEZA Q EU NÃO TRABALHO POR CERVEJA.
AGORA CADA UM TEM A SUA CLIENTELA E OS TRATA COMO BEM QUER
EU APENAS ESTOU DANDO O MEU TESTEMUNHO E AGRADEÇO A TODOS Q REPONDEREM MESMO SE FOR PARA CRÍTICAS OU DISCORDÃNCIAS.
Membro: Ldos O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 19
Total de POST: 3
Membro nº 2789
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006 Prezados,
sou Engenhairo Mecatrônico, formado pela PUC. O discurso me arrancou lágrimas dos olhos.
Apesar de minha formação, atualmente sou proprietário de uma empresa de manutenção em micro computadores. Meu preço de mão-de-obra não é barato, justamente para compensar os riscos da profissão de reparador de micros.
Aconteceu uma vez de pegar a máquina de um cliente para formatar o HD. Cobrei dele R$ 45,00 e por acidente deixei a peça cair no chão na hora em que a manuseava. Então, tive um prejuízo grande, porque o HD novo me custou R$130,00. Por causa do transtorno da perda dos dados, não cobrei o serviço, e entreguei a máquina com todos os programas instalados, e funcionando perfeitamente.
Às vezes acontece de um defeito estar prestes a acontecer, e acontece justamente na hora que o reparador começa a mexer nas peças. A maioria dos clientes não quer nem saber, e diz que o defeito não existia. Para manter o cliente satisfeito, às vezes temos que tomar algum prejuízo. Por isso devemos valorizar nossa mão-de-obra, que é uma coisa sagrada.
Um abraço.
Membro: Sky Kunde O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 19
Total de POST: 74
Membro nº 127
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006 Certamente uma nova era chegou para os mecânicos automotivos. Agora temos que estudar muito, comprar equipamentos caríssimos, dispor de uma biblioteca com incontáveis manuais técnicos e ter um amplo ferramental para atender os novos e diversos carros cujos sistemas mudam de modo absurdamente rápido; além de instalações limpas a atraentes para agradar a clientela feminina, esta cada vez mais presente nas oficinas. Pesquisas de mercado apontam que milhares de oficinas fecham suas portas todos os anos por não conseguirem se adaptar a este mercado mutante e seletivo. Eu não vou fechar! Vou estudar muito, vou correr atrás da informações, vou deixar minha oficina limpinha e cheirosa, vou trabalhar com um belo uniforme e não com roupas velhas que mal servem de estopa. Mas vou cobrar bem, ah, se vou!
Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiro O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 20
Total de POST: 140
Membro nº 2778
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006 MEU CARO Ldos, EM PRIMEIRO LUGAR ESPERO Q MAIS PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS E LIBERAIS ALÉM DE MICRO-EMPRESÁRIOS E INCLUSIVE DE OUTRAS ÁREAS COMO É O SEU CASO FREQUENTEM REALMENTE MUITO ESTE FÓRUM OBSERVANDO E DE VEZ EM QUANDO PARTICIPANDO COMO VC FEZ, POIS VC DEMONSTROU Q TEM CORAÇÃO E É ISTO DE Q O PAÍS PRECISA, COMO BEM DISSE O MESTRE, BOM MEU CARO ESPERO TAMBÉM Q VC E MUITOS OUTROS Q NÃO SÃO MECÃNICOS NÃO ACHEM Q ÁS VEZES NÓS ESTAMOS AQUI COM RAIVA DE ALGUM CLIENTE NÃO É O CASO PODE TER CERTEZA QUALQUER OUTRO Q VISITE ESTE FÓRUM, ´SÓ É MECÃNICO OU REPARADOR DE ÁREA AUTOMOTIVA QUEM REALMENTE GOSTA DA PROFISSÃO E NÃO TEMOS MOTIVOS PARA TER COMO RIVAIS JUSTO OS CLIENTES Q SÃO A RAZÃO DA NOSSA EXISTÊNCIA, PORTANTO ALGUMAS VEZES SOMOS MAU COMPREENDIDOS E ÁS VEZES NOS EXPRESSAMOS ERRADAMENTE MAS TODOS PODEM TER CERTEZA DE Q NÃO É ESTA A NOSSA INTENÇÃO, PODEM TER CERTEZA DE Q A NOSSA INTENÇÃO É DE FAZER O MELHOR NÉM SEMPRE CONSEGUIMOS POIS ÁS VEZES NÃO TEMOS INFORMAÇÕES E GERALMENTE O CLIENTE TEM MUITA PRESSA EM TER O SEU VEÍCULO POIS O VEÍCULO É DE MUITA UTILIDADE NO TRABALHO OU NOS AFAZERES DE CASA.
SEI Q VC É LUTADOR COMO NÓS E APENAS DE OUTRA ÁREA MAS SOFRE OS MESMOS RISCOS Q NÓS, NÓS TEMOS AINDA O AGRAVANTE DE O VEÍCULO PODER SER A CAUSA DE UM ACIDENTE E DE TER UM VALOR MUITO ALTO POR ISTO MUITOS DE NÓS REPARADORES E MICRO-EMPRESÁRIOS DA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA NÃO TEMOS COMO ARCAR COM A GARANTIA DE UM AUTOMÓVEL SE POR EXEMPLO ESTE SE INCENDIAR. PORTANTO ESTAMOS NESTA E O RISCO É MUITO GRANDE MAS ALGUÉM TEM Q ENCARAR E ESTS SÃO OS CORAJOSOS Q ESTÃO NESTA EMPREITADA.
Membro: miltonmec-bh rápido e rasteiro O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 20
Total de POST: 140
Membro nº 2778
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006 CONTINUANDO MEU CARO Ldos e demais colegas, O IMPORTANTE É Q FIQUE CLARO Q OS PARTICIPANTES DESTE FÓRUM TEM EM MENTE É SE INFORMAR E SE RELACIONAR DE MODO CONSEGUIR SE MANTER NUM MERCADO COM ALTO RISCO E CADA VEZ MAIS COMPETITIVO, E Q COMO É SABIDO NÃO DÁ ASSIM TANTO RETORNO, LOGO ENTENDO Q OUTRAS CATEGORIAS TAMBÉM ESTÃO NESTE BARCO, MAS O Q EU POR EXEMPLO SEMPRE LEMBRO É Q O PAÍS VIVE UMA RECESSÃO, OS CLIENTES TÊM PROBLEMAS E DÍVIDAS COMO NÓS, E OUTRAS COISAS INFLUENCIAM O VALOR DA NOSSA MÃO-DE-OBRA E NOSSA DEMANDA DE SERVIÇO, O Q LEMBRO É Q O RISCO É ALTO E TEMOS Q NOS PRECAVER POIS QUEM TEM O BEM É O CLIENTE, QUEM TEM O AUTOMÓVEL É O CLIENTE, E NÓS TEMOS Q VIGIAR SENÃO ISTO PODE SIGNIFICAR A NOSSA RUÍNA, QUANDO CHAMO A ATENÇÃO DOS COLEGAS Q DEVEMOS NOS IMPORTAR COM OS CUSTOS É POR Q SE FIZER MOS ALGUMAS CONTAS SIMPLES VEREMOS Q TROCAMOS 6 POR 1/2DÚZIA E VIVER ASSIM NÃO DÁ.
PORTANTO AGRADEÇO PELA SUA PARTICIPAÇÃO Q ENGRANDECEU ESTE TÓPICO E COMO DISSE ESPERO Q OUTROS PARTICIPEM OU PELO MENOS VISITEM E Q TENHAM AQUI UM FÓRUM NÃO SÓ DE MECÃNICOS, NÓS MECÃNICOS NÃO MANDAMOS AQUI, SIMPLESMENTE ESTAMOS TOCANDO O FÓRUM EM FRENTE E ESTAMOS USANDO TAMBÉM EM NOSSO BENEFÍCIO MAS SABEMOS Q SE OUTRAS CATEGORIAS PRECISAREM PODEM USAR E ABUSAR POIS TEM LUGAR PRA TODOS, O IMPORTANTE É PARTICIPAR, PORTANTO MEU CARO SEJA BEM VINDO E ESPERO Q VC TENHA ÊXITO NA SUA EMPRESA.
Membro: ari klug O Post foi feito em terça-feira, 18 de julho de 2006 22
Total de POST: 5
Membro nº 2534
Registrado em: terça-feira, 18 de julho de 2006 pois é amigos estamos aqui para darmos uma mão para o nosso amigo miltão poi hoje em dia a mão de obra esta defasada e as pessoas compram corros novos e não penção em manutenção imposto e outras dispesas tais como dispesa de combustivel troca de ólio peneus pedajio e outras coisas mais e se esquessem que nós reparadores temos que nos mantermos atualizados gasando com curssos atualizações e dispesas diarias de uma oficina ai o cara cobra até rasoavel com nosso servilo mas sempre tem um coléga desleal para dizer que fas mais barato que o presso da gente tá igual ao de uma conssecionára etc mas é isso ai nos soubemos tudo que fisemos e damos garantia e não temos que dar tiro na lua para tirar fregues dos outros e so contamos com nóssa integridade e onestidade pois esse é o meu desabafo temos que nos unirmos contra esses picarets que só querem ferrar com quem tem cursso se atualiza se esforça para ter mais estudo e não se igualar a nem uma conssecionária mas sim ter uma oficina onesta integra e com serviço qualificado sem ipocrisia de dizer que somos melhores mas sim honestos com o fregues e nós mesmos pois dependemos da volta deles as nossas oficinas to com o miltão
Membro: Dony O Post foi feito em quarta-feira, 19 de julho de 2006 12
Total de POST: 76
Membro nº 1735
Registrado em: quarta-feira, 19 de julho de 2006 Caro Milton, te dou razão em certos aspectos pois como vc passo por este problema . Em minha cidade contamos com mais de 100 concorrentes, só que em grande maioria nenhum deles tem se quer equipamento apropriado para diagnóstico, mais cobram sim preços menores, será mesmo que nosso custo é caro ?
Estes bananas querem tirar nossos clientes pelo preço simplesmente , qualidade de serviço se peneirarmos um pouco sobra-se umas 20 oficinas..Então a conclusão que chego colega é que o cliente tem tanta culpa pelos maus profissionais qto os próprios em não se atualizarem ....Tb os fabricantes de equipamento eletrônicos e ferramentas em geral, por cobrarem preços absurdos .Como equipar bem uma oficina e ainda ter preço baixo?
Vc já reparou que está diminuindo o numero de profissionais em nossa área ?
Pois é daqui a pouco nossa vez chega, claro se tivermos competência e o tempo a nosso favor, foi-se a época em que se passava a profissão de pai pra filhos, a mulecada esta se afastando de nosso ramo, querem ganhar sem esforço, dedicar seu tempo a bobagens, etc..
Vc colega estude se tiver condição ajude a formar cidadãos e pessoas que nos entendam pois só assim teremos valor...
Mecânico deveria ser uma profissão, em que se exigissem um bom tento de conhecimento teórico e social e este só se consegue estudando e entendendo o que se faz , um dia amigo ainda seremos respeitados e estes bananas não nos atrapalhrão....
Banana, pra eles colega!!
Dony