cuidado com diagnosticos de sonda lambda feitos com scanner. Use empre um multimetro analogico ou osciloscopio para conferir o sinal da sonda antes de trocar o componente. Faça um aterramento a mais diret p na bateria e confira os resultados, simule mistura rica e pobre e veja a resposta no sinal da sonda se esta rapida.
siga esse roteiro de testes tb.:
0130 - Sensor O2 - Tensão alta / baixa / circuito abertoNota:
1. Astra G motores C18NE/C20NE (8V): sonda não aquecida
2. Astra G motor C20SE (16V): sonda aquecida
Condições para a gravação da falha:
. temperatura do motor (ECT) superior a 70ºC por 3 minutos
. sinal de carga do motor superior a 3 mSeg
. não está gravado o código de falha 0100 e para:
- Tensão alta
. tensão do sinal superior a 1,2 volts por 2,5 seg
- Tensão baixa
. tensão do sinal inferior a 0,1 volt por 2,5 seg
- Interrupção
. tensão do sinal entre 350 e 550 mV por 2,5 seg
Se houver falha detectada, a UC assume 450 mV como valor de substituição.
Verificações:
- inspecionar a blindagem da fiação
- desconectar o sensor de oxigênio com a ignição desligada.
- medir a tensão entre o terminal de sinal (conector lado chicote) e massa,
com a ignição ligada (8V: term. único; 16V: term.3)
valor = 450 mV, aproximadamente.
Se o valor lido for inferior a 350 mV:
. possível curto-circuito à massa ou circuito aberto no fio de sinal
- 1.8/2.0 8V: term.A30/UC
- 2.0 16V: term.A20/UC
. possível defeito na UC
Se o valor lido for superior a 550 mV:
. possível curto-circuito com a tensão de bateria.
. possível defeito na UC.
- verificar massa no term.21/UC (retorno de sinal)
- como auxílio ao diagnóstico, com a sonda desconectada, instalar uma ponte
fusível entre o terminal de sinal (term.3/sonda, 16V; term. único, 8V; lado
chicote) e massa; visualizar o parâmetro “tensão lambda” no equipamento de
teste
valor: inferior a 50 mV
- com sonda conectada, visualizar o parâmetro “sensor de O2”, com o motor
funcionando.
Se a leitura indica uma tensão (constante) superior a 600mV (condição de
mistura rica) ou inferior a 300mV (condição de mistura pobre), verificar se os
seguintes parâmetros estão dentro do especificado:
. posição da borboleta
. sensor MAP
. temperatura do motor
. temperatura do ar admitido
Do circuito do aquecedor (C20SE-16V)
- com a sonda desconectada, medir tensão entre terms.1 e 2 do conector da
sonda, lado chicote; motor funcionando
valor: tensão de bateria
Se não verifica:
. interrupção na conexão a massa (term.2/conector da sonda)
. interrupção/curto no fio entre o relé da bomba e a sonda (term.1/sonda)
- medir a resistência do aquecedor
valor: 2 a 8 ohms com sonda fria
Nota: defeitos nos sistemas de escape ou admissão, injetores, pressão de combustível, podem provocar a gravação desta falha.