Baitola, vamos deixar a discussão restrita entre eu e vocês. Vamos aos fatos.
1- Desde o primeiro dia que aqui cheguei deixei claro que ajudar a proprietários a como eles mesmo a fazer o serviço seria um erro, pois o mecânico tira o seu sustento do serviço que ele mesmo realiza. E para não restar dúvidas de haver interesse pessoal recusei várias vezes pessoas que aqui queriam fazer uso de meus serviços;
2- Aron não é um simples proprietário, aron tem um site cujo o objetivo e ajudar ao proprietário a estimular que ele mesmo faça o serviço. Basta acessar http://www.mecanicoamador.com.br/apresent.html e comprovar o fato. Como eu ficaria num site que admite um troço desse, sem chance;
3- zecão nunca foi mecânico e isto já restou provado, pois até ele já admitiu isso, ao confessar ser um engenheiro ( coisa que duvido ser) aposentado e gerênciar uma oficina, e no máximo diz ajudar quando é preciso. Mas até isso tem tudo para ser mentira, até porque zecão a pouco tempo veio me criticar dizendo que eu errei numa dica, e por conta disso atribui o erro ao esquema elétrico da Alfatest. Ora, zecão disse possuir o Kaptor.com, e se isso fosse verdade ele teria o DIAG.PC e com isso saberia que o esquema da Alfatest contém inúmeros erros. Então resta claro que zecão é sim um mentiroso.
4- Veja que este tópico teve como objetivo possibilitar a que possamos saber quem é quem aqui, e zecão e baitola aqui vieram tão somente fazer graça, isto porque tanto zecão como o baitola são nicks fantasia de pessoas desprovida de qualquer profissionalismo e de caráter. E isso se comprova toda vez que vocês aqui aparecem só para tumultuar. E veja que zecão e baitola enche a boca para falar do outro fórum, porém esquecem de que lá vocês não fazem essas gracinhas, porque há com certeza algum controle, posso até afirmar que seriam expulso de lá, coisa que eu não fui como todos sabem disso. Tanto é verdade que posso mostrar que houve vários pedidos de amigos para eu voltar atrás na atitude de lá sair;
5- Quanto a sua pergunta se zecão é competente, é pra rir. Ele seria competente em que já que sequer é mecânico, já falou tanta besteira bem como foi pego mentindo por várias vezes que chega a ser piada você perguntar isso.
6- zecão aqui defendeu por diversas vezes que ajuda o proprietário porque isso não iria lhe afetar, muito contrariado e somente porque viu que era um consenso que os reparadores não queriam isso que ele resolveu a contra gosto a concordar. Mas veja que passou a fazer chacota dizendo que não ajudava mais para que o mecânico não passasse fome. Coisas do zecão.
Por fim coloco aqui na integra o e-mail que mandei para o wagner sobre o aron, vocês podem ver que justamente eu que sempre defendi profissionalismo no trato com o proprietário não seria eu a estar no mesmo lugar do aron que incentiva quie o proprietário realize o auto reparo; segue o inteiro teor do e-mail:
Wagner, quando você diz que no seu fórum é um espaço exclusivo para profissionais da área isto abrange aqueles que querem fazer mecânica por hobby? O interessante é que esse aron divulga este site em que fala que o serviço por ele vai ser igual ou melhor do que o mecânico faria. Eu não entendo o porque ele esta no meio dos mecânicos. Cabe a você a decisão, não vou criar nenhuma espécie de celeuma sobre este assunto no seu fórum, mas aron para mim deixou mais que claro que não é sequer um profissional da área. Este texto abaixo foi pego no endereço que o próprio aram deixou no seu fórum. No Orkut deixei um recado para ele sobre este assunto. No mais, hoje entra um por hobby e amanhã outros e outros porque por hobby deve ter muita gente. Só não vai ser eu a prestar mais nenhum esclarecimento a esta pessoa por menor que seja este.
Portal do Mecânico Amador.
A atividade de mecânico amador.
O mecânico amador tem o desejo de atuar, tecnicamente, como o melhor dos profissionais atuaria, com sólido conhecimento técnico, com ferramental adequado, realizando serviço de manutenção de qualidade, no mínimo igual, preferencialmente melhor, àquele que um profissional realizaria.
Não se deve confundir o mecânico amador com o curioso. O curioso é aquela pessoa que, diante de um contratempo com seu veículo, deseja uma solução simples, rápida e "maceteada", com o objetivo principal de poupar dinheiro.
O objetivo do mecânico amador não é economizar dinheiro, apesar de que às vezes isso ocorre, mas sim de deleitar-se com o desafio apresentado.
O que se ganha, treinando-se como mecânico amador?
um hobby saudável e desafiador para quem aprecia passatempos e "terapias" de cunho técnico;
conhecimento técnico que permite muitas vezes avaliar o grau de conhecimento e a qualidade do trabalho desenvolvido por profissionais, permitindo avaliar melhor as soluções propostas, custos, tempos e qualidade final;
conhecimento útil na hora de um "aperto", como uma pane no meio da estrada, ou em um final de semana;
saber o que é defeito e o que é só a "paranóia nossa de cada dia". Ter noção se você pode ou não adiar determinada intervenção, deixando-a para outro dia, ou mesmo se determinado defeito é para você mesmo e sua estrutura ou para um profissional;
ganhar contatos preciosos e até alguns amigos entre fornecedores de peças e de ferramentas, retíficas, oficinas de torno e solda, e mesmo entre profissionais e concessionárias;
O que se perde?
os consertos saem mais caros, pois para fazê-los bem será necessário ferramental adequado, que muitas vezes não dilui seu custo em um único conserto; e o carro nunca mais apresentará aquele defeito - o que é ótimo sinal;
os consertos levam mais tempo, pois o amador não tem a velocidade e a prática de um profissional, tampouco a estrutura já montada. Assim, você terá de pegar as ferramentas onde ficam guardadas, transformar a garagem em oficina, desmontar o veículo, arranjar outro carro para ir atrás de peças e serviços específicos (como limpeza de injetores, retífica, etc...), remontar tudo e ainda deixar tudo muito limpinho para ninguém reclamar;
você não vai resistir em lavar e limpar direitinho cada peça, coisa que na maioria das vezes o profissional não faz, ou seja, ele limpa só o que for necessário;
muitas vezes vc. não disporá de ferramentas específicas, precisando adquiri-las ou construí-las, o que toma tempo e dinheiro;
Como se vê, trata-se de um hobby, uma atividade lúdica, uma terapia, ou outro rótulo que se deseje, mas não se trata, de forma alguma, de ser algo que se sabe para não gastar dinheiro.
A que nível da atividade você deseja chegar?
a atividade de mecânico amador tem níveis. De modo informal podemos propor uma classificação aproximada:
lavar o veículo e limpá-lo internamente e externamente;
manutenção preventiva básica conforme manual do veículo (óleo, "água", água do pára-brisa, pneus, etc...);
resolver pequenos defeito elétricos como lâmpadas, fusíveis, mal contato de terra, e similares);
a assim por diante, até....
retificar motores;
"fazer" caixas de câmbio e diferenciais;
preparar motores;
personalizar latarias;
fazer tunning e atividades tipo "Overhaulling";
construir protótipos;
Tudo vai depender de sua disponibilidade e vontade de gastar tempo, dinheiro e dedicação na atividade.
Mais perguntas sob esse tema, que ampliem esses esclarecimentos, podem ser enviadas ao webmaster@mecanicoamador.com.br que serão aqui acrescentadas.
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