Codigo p01 70-regulação da injeção no bloco 1 defeituoso
ola Augusto, aqui vai algumas dicas relacionadas a isso.
0171- Ajuste de Combustível do Banco 1 - Excessivamente Pobre
A falha indica que o ajuste de combustível de longo prazo ultrapassou o
nível de 160 passos (limite de enriquecimento) e a de curto prazo, o nível
de 180 passos.
Isto indica uma condição de mistura excessivamente pobre que a UC tenta
compensar.
Nota: a correção de tempo de injeção que a UC aplica está baseada nos
valores de ajuste de combustível de curto e longo prazo. O valor ideal para
ambos parâmetros (ou seja, sem correção) está em torno de 0%.
Acima deste valor, a correção aplicada e no sentido do enriquecimento, em
resposta a uma possível situação de mistura pobre. Abaixo deste valor, a
correção aplicada é de empobrecimento, em resposta a uma eventual
condição de mistura rica.
Inspecionar:
- sistema de escape quando a corrosão, vazamento.
- sensor de oxigênio e circuito associado.
- mangueiras de vácuo quanto a corte, dobras.
- corpo de borboleta, coletor de admissão e circuito EGR, quanto a
vazamento.
- sistema de controle da marcha lenta, quanto a marcha lenta alta ou
irregular.
- sistema de ventilação do cárter (PCV).
- combustível quanto a contaminação.
- pontos de massa quanto a limpeza e localização correta.
- pressão de combustível
. ligar o manômetro à valvula para tomada de pressão.
. desligar a ignição por 10 segundos.
. conectar uma ponte fusível entre +Bat e o terminal de teste da bomba
(localizado no compartimento do motor, paralama esquerdo, próximo
da parede corta-fogo).
. verificar a pressão enquanto a bomba funciona.
valor: 415 a 455 kPa (60 - 66 psi).
. funcionar o motor na marcha lenta, temperatura operacional e verificar
a pressão.
valor: a pressão deve cair entre 20 kPa e 70 kPa.
- injetores quanto a vazamento ou injeção insuficiente.
- válvula de purga do canister.
- possíveis problemas mecânicos (obstruções na admissão, vazamento).
- sensor MAP.
0172- Ajuste de Combustível do Banco 1 - Excessivamente Rico
A falha indica que o ajuste de longo prazo é inferior a 100 passos (limite de
empobrecimento) e a de curto prazo inferior a 95 passos.
Inspecionar:
- restrição na admissão de ar (filtro, dentes).
- sistema de controle da marcha lenta.
- eventuais depósitos no corpo de borboleta e na passagem da IAC.
- regulador de pressão.
- sensor de posição da borboleta.
. visualizar o parâmetro "Sensor TPS" no equipamento de teste (modo
contínuo), e abrindo lentamente a borboleta.
. o sinal deverá indicar um aumento uniforme, de aprox., 0,2 - 0,7 Volts
(borboleta fechada) a 4 - 4,2 Volts (borboleta aberta).
- pressão de combustível; com motor desligado e bomba funcionando:
415 a 455 kPa.
Quando a bomba parar, a pressão deve diminuir levemente e logo
estabilizar.
- sonda lambda correspondente ao DTC analisado; quanto a contaminação.
- sistema de controle de emissões evaporativas.
Uma vez efetuadas as verificações, funcionar o motor até entrar em circuito
fechado e monitorar no equipamento de teste os parâmetros de ajuste de
combustível de curto e longo prazo.
Se o problema foi resolvido, os valores desses parâmetros deverão aumentar
para mais de:
. 100 passos (-20%): ajuste de longo prazo;
. 94 passos (-25%): ajuste de curto prazo.
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