Tenho um Clio Sedan 2006 1.0 16V, e estou com o seguinte problema:
Toda vez ao ligar o carro pela manhã, pega-se com facilidade, mas ao pisar de leve no acelerador, o motor parece afogar e morre.
Para não morrer tenho que pisar e manter, caso tire o pé a RPM cai rapidamente e o motor morre.
Para sair com o mesmo sem ficar irritando com o carro morrendo tenho que ficar esperando uns 5 minutos o motor aquecer.
Mesmo assim, às vezes, com o motor aquecido, em alguma desaceleração mais brusca, o ponteiro da RPM cai até o zero, e percebo as luzes do painel acesa, com o motor já parado.
As vezes ao tentar dar nova partida, demora para pegar, as vezes não.
Já foi feita limpeza no corpo de borboleta, no sensor de rotação, já foi usado gasolina e o problema persiste.
Já foi para a oficina e no scanner nada de errado foi detectado no sistema de injeção.
Minha desconfiança como usuário do veículo seria que o problema poderia estar no potenciômetro do acelerador ou nos sensores localizados no corpo de borboleta.
Como o potenciômetro é lacrado bem como o corpo também é, seria só fazendo testes em bancadas para detectar talvez algumas das pista do potenciômetro ou do corpo com mal contato ou danificadas.
Pois esse apagamento ocorre em pisadas leves ou em desacelerações bruscas.
Pergunto: Como devo proceder para resolver em definitivo esse problema?