sonene escreveu:
amigo reinaldo, bom dia. o assunto è complexo mas vamos tentar explicar.
desde o lançamento dos passats chevetes que o sistema de arrefecimento
trocam agua entre motor x cabeçote na fase fria.aquceu valvula se abre e o
ciclo se completa.
as vezes nos aparece casos em que temos que retirar a valvula termostatica
p/ testes nao tem outro jeito, ai è que vem o detalhe.sempre que tenho que
proceder nestes testes estanco aquela mangueira intermediaria, a agua
forçosamente tera que circular entre motor x radiador. faça isso se nao
aquecer voçe nao tem problemas no sistema ( este procedimento è para devidos
testes, se for colocar valv. termostatica libere a mangueira intermediaria)
dependendo do estado em que resida se ficar sem valv. nao teras problemas.
( o nosso amigo canal là no rio grande do sul com essa temperatura negati-
va nao tem jeito, tem que colocar valv.)
montei muitos motores de kombi diesel fazia isso e nunca tive problemas de
super aquecimento.Boa essa Sonene, ontem a tarde(17/07/10)foi a tarde mais fria da última década aqui no sul, não passou dos 4 graus, ai vcs imaginem como é difícil trabalhar, fica tudo mais difícil, mas vamos a luta, quanto a trabalhar parado e na rua, a questão é que na rua o sistema trabalha em carga maior, ou seja o motor é forçado muito mais, consequentemente, a tendencia da temperatura é se elevar, exigindo mais do sistema de arrefecimento, e quando ele está praticamente no limite, na rua(em carga) ele irá mostrar que não esta bem o suficiente para suportar.