zazaxavier escreveu:
Canal escreveu:
Conforme faço todo o mês vou passar a dica sobre as estratégias que a UCE utiliza após a abretura da (Janela) para verificar e ajustar o A/F(Flex).
A/F(Air/Fuel) ou seja Ar, combustível(relação ar combustível).
Só com Alcool deve ficar em torno de (9)
Só com Gasolina deve ficar em torno de (13,2)
Desconcidero aqui a maneira em que propiciou a abertura da Janela pois são varias as formas(o principal do dia a dia é colocar um combustível no tamque, com mais de 10% do valor nominal do tanque), o que vou comentar é o que acontece depois que é aberta a janela para o ajuste, ou seja a estratégia seguida pela UCE para realizar com sucesso o ajuste.
Estratégia:
Motor tem que estar acima de 80 Graus,
Tem que trabalhar um tempo aquecido,
A UCE trava(fecha) a válvula do Canister,
A UCE testa a sonda lambda (Desliga a sonda e depois liga novamente),
Apos a UCE assume o novo valor,
Que só é gravado no momento em que o condutor desliga a ignição,
Se a UCE perceber algum problema durante este teste, ou não completou o ciclo, a mesma mantém o valor antigo.
Conclusão: Ex, se o termostáto estiver ruim, ou sonda entre outros o que vocês acham que vai acontecer com o ajuste de A/F?
Curiosidade, na maioria dos veículos quando por algum motivo(defeitos no sistema, forma de conduzir,etc) vai se perdendo o A/F, o valor irá debandar para o Alcool, mas na linha Ford debanda para gasolina.
Tirem suas próprias conclusões, espero ter ajudado, Abraço.É ISSO AI CANAL , UMA DICA BASICA MAS VEJO HOJE QUE MUITOS MECANICOS QUANDO TEM SCANNER QUASE NÃO O USAM, E QUANDO USAM SIMPLESMENTE NÃO ENTENDEM OS VALORES LIDOS E ISSO É UMA REALIDADE INFELIZMENTE, AI UM DEFEITO QUE SE RESOLVE EM 30 MINUTOS FICA UM TEMPÃO NA OFICINA POR UM DEFEITO SIMPLES E BASICO DO SISTEMA ;) TEMOS QUE ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO OU ENTÃO FICAMOS PARA TRAZ OUTRA COISA QUE PERCEBO TAMBÉM É EX: QUANDO UM FUSIVEL QUEIMA E MUITOS MECANICOS SIMPLESMENTE COLOCÃO OUTRO COM AMPERAGE MAIOR E NÃO CONFEREM QUAL É A REAL AMPEREGAM QUE DEVERIA CONSUMIR O SISTEMA E ISSO DA PARA MEDIR COM O MULTIMETRO AUTOMOTIVO , FAZENDO ISSO VC PODE ATÉ VER DESGASTE DE ALGUMAS PEÇAS POR EX: A BOMBA DE COMBUSTIVEL 