http://eliomardelima.zip.net/images/professor.gif
Tio Julio explique para gente porque...as altas temperaturas e o calor gerado pelo motor pode comprometer a vida útil de um parafuso de cabeçote e que o aperto tambem pode ser comprometido com o tempo.....porque a gente quando aperta tem que voltar um pouquinho para dar um tal de alivio de tensão para depois continuar o aperto...
Zequinha meu sobrinho você não tava soltando pipa...deixa de ser curioso menino,.... mas ta bem, vamos lá que o tio Julio ta trabalhando.
Imaginem que uma academia ou SPA vai levar suas alunas para passear num ônibus fretado. Nesse ônibus vão; 30 alunas gordas enormes e seus filhos, 6 professores atletas e malhados, o zelador que adora uma pinga, e 2 marombeiros de 2mts de alturas como segurança e vai todo mundo ali no ônibus...
- Podemos considerar que o ônibus seja o corpo de um parafuso M12 de aço carbono, as alunas seriam os átomos de carbono, os professores os átomos de ferro, a molecada os átomos de Oxigênio, o bêbado o enxofre e os marombeiros átomos de Tungstênio e Molibdênio ou titânio. Logo esse parafuso de aço pode ser denominado conforme as normas nacionais ABNT ou Internacionais ASTM, DIN etc. como um aço liga titânio molibdênio com 20% de ferro.
Após colocarem toda a bagagem o ônibus vai se arrumando...Obviamente que a molecada sem educação ocupou logo os bancos porque não servem para nada no passeio a não ser perturbar hehehehe e deixaram as mães e os professores em pé ali misturado... as gordas desajeitadas trataram de se segurar uma nas outras e nos professores que coitados esbeltos ficaram por ali no meio se segurando nos ferros de apoio do ônibus...os marombeiros apesar de grandes servem de cabide de todo mundo porque são fortes e se agarram bem no ônibus....o zelador já ta indo bêbado, cospe em todo mundo fala merda conta piada e não se segura em ninguém, vai ali solto enchendo o saco mas faz parte do folclore do SPA e é gente boa e trabalhador....e o ônibus parte bem compacto e coeso!
Bem durante o passeio como sempre o motorista freia bastante e a galera vai para frente e para trás na maior farra porem sempre ali do mesmo jeito!
- podemos considerar as freadas como os apertos dos parafusos que provocam tensões internas de tração causadas pelo torque cisalhante, que conforme sua magnitude trabalham o parafuso na zona ELASTICA, isso é, ele alonga mas volta pro lugar de novo conforme a angulação de sua curva tensão x deformação bla bla bla....
Mas ai acontece a parte chata do passeio.....um tremendo engarrafamento na avenida debaixo daquele calor tremendo de 40 graus. Ai o passeio vira um inferno, a molecada agitada começa a sair dos bancos e ficar se metendo no meio dos adultos, as gordas começam a suar e escorregar, os professores perdem aderência dos ferros e das gordas, os seguranças ficam ali escorregadios e o que é pior o bêbado começa a ficar fedendo brincando com as crianças.....
As altas temperaturas do motor, ou um acréscimo constante de energia, altera as estruturas físico-químicos do aço podendo provocar modificações na estrutura molecular. O enxofre em contato com o oxigênio pode iniciar trincas internas pela formação de sulfatos ou sulfetos. O oxigênio também em conjunto, formam oxidações internas ou superficiais gerando buracos na estrutura. Por serem pequenos se locomovem mais facilmente. Agora imaginem o que acontece quando se joga água fria num motor quente no cabeçote.
Bem o transito anda e o obviamente que aquilo não poderia gerar grande coisa...mas na frente uma freada muita brusca do ônibus e a galera toda bagunçada e sem aderência foi pro chão. Moleque esmagado pelas gordas, professor no chão, marombeiro arranhado e o bêbado sentado no banco rindo heheehheheheeheh.
Logo não podemos dizer que um parafuso velho de um cabeçote de um motor é igual a um novo e consequentemente agüente o mesmo aperto como antes.
Entendeu Zequinha, agora vai brincar com o Bredinha de ferrari e deixa o tio Seven trabalhar !