Caros Colegas
Achei relevante postar minha experiência referente ao Ecosport 1.6 ano 2005.
O cliente deu entrada com a reclamação de "direção dura".
Constatamos numa análise inicial que ao elevar o giro a 2000 Rpm tinhamos assistência a direção normal.
A primeira vista sem fazer um teste de pressão na linha de alta, o problema pareceu indicar bomba de direção com pressão insufíciente.
Solicitamos de um representante local uma bomba de direção duma marca genérica, após a instalação, movemos a direção batente a batente cinco vezes não havendo nenhum ruído caracteristico de ar no sistema tinhaoms assistência normal em marcha lenta, após elevar o giro a 4000 rpm e repetirmos o teste a direção voltou a perder asssistência, resumindo fizemos isso com 3 bombas novas de marcas diferentes inclusive uma orignal FORD, o problema permaneceu.
A essa altura normalmente já teríamos descartado o defeito na bomba, mas resolvemos fazer um teste não muito técnico, mas eficaz, tecnicamente chamamos de "A B A", a boa e velha peça teste, retiramos a bomba de um Ecosport de modelo e motorização igual, problema resolvido inclusive a bomba original de reposição foi montada no veículo doador e o defeito apareceu neste carro também.
Então tivemos certeza que o defeito era a bomba, então colocamos uma 4ª original FORD e o defeito voltou.
Resumindo, tiramos a bomba que estava inicialmente no veículo e enviamos para reparo, problema solucionado definitivamente.
Segundo o reparador havia dano nas paletas da bomba e ranhuras nas paredes o que justifica a perda de pressão, mas e as outras bombas novinhas?
Após coslutar um técnico da linha de montagem FORD recebemos a informação de que não a diferença de pressão entre as bombas de ECOSPORT e Fiesta, e não há outras bombas intercambiaveis, pois isso explicaria o problema.
Eis o alerta! Cuidado não fiquem loucos trocando bombas, como quase eu fiquei, parece haver um lote inteiro de peças com falha de fabricação.
Caso alguém tenha uma outra explicação estou a disposição para ouvir.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraço
Luiz Marques Jr.