Lobato, se fizéssemos os mesmos cursos estaríamos falando a mesma língua. Por exemplo: Sensor de rotação do tipo relutância magnética, todos deveriam saber o sinal esperado e a com isso fazer a medição correta. Motor, quantos aqui sabem o que é diagrama de válvulas, cruzamento de válvulas e como ocorre a flutuação das mesmas. Quantos aqui sabem realizar teste no interior dos cilindros para diagnosticar sem desmontar se é problema de anéis ou não? Quantos aqui antes de retirar um cabeçote sabe ao menos onde esta o problema neste? Ora, basta verificar os tópicos e ver que definitivamente aqui falamos várias línguas.
Claro que podemos fazer um questionário para aferir o grau de conhecimento de cada um, eu sou consciente que em matéria de eletrônica embarcada estou desatualizado desde 2005, porém o que sei e pelo que vejo em comparação a alguns, estou anos luz a frente.
angulo de permanência do sistema de ignição para que serve?
qual a importância do ponto de ignição?
qual a importância da taxa de compressão para a queima?
qual a função das válvulas do cabeçote?
o que é curso do pistão?
qual a função do brunimento nos cilindros?
qual a principal função do volante do motor?
o que é uma mistura estequiométrica e qual sua importância na queima?
Poderia fazer uns cem numeros de outras perguntinha básicas, são coisas básicas que qualquer profissional deveria saber.