Teste Ponto a Ponto 2300: BOBINA DE IGNIÇÃO (ENROLAMENTO A) EM CURTO COM O TERRA
CUIDADO:
• o PCM é sensível a picos de tensão. Conectar ou remover seu conector com a ignição ligada poderá danificá-lo;
• DESLIGUE a ignição e AGUARDE, no mínimo, 1 minuto, antes de desconectar qualquer componente do sistema de injeção (inclusive o próprio PCM). A não observância deste procedimento provocará falhas no funcionamento do motor;
• antes de testar ou substituir um componente, VERIFIQUE o estado de seus conectores;
• contatos soltos ou sujos geram problemas idênticos ao de um componente defeituoso.
VERIFIQUE A RESISTÊNCIA INTERNA DA BOBINA DE IGNIÇÃO
1. DESCONECTE o conector da bobina (C113).
2. IDENTIFIQUE os pinos 1, 2 e 3 na própria bobina.
3. MEÇA a resistência entre o pino 2 e os demais pinos da bobina.
Resultado correto: 0,7 Ohm.
VERIFIQUE A BOBINA DE IGNIÇÃO QUANTO A CURTO AO TERRA
. DESCONECTE o conector da bobina (C113).
2. MEÇA a resistência entre o pino 3 da bobina e o terra.
Resultado correto: circuito aberto (a resistência é maior que 10.000 Ohms).
VERIFIQUE A ALIMENTAÇÃO NEGATIVA DA BOBINA DE IGNIÇÃO (FIO BK/GN – CIRCUITO 31S–RR2) QUANTO A CIRCUITO ABERTO
1. DESCONECTE e IDENTIFIQUE:
– Conector do PCM (C101B), pino 66.
– Conector da bobina (C113), pino 3.
2. MEÇA a continuidade entre os pinos identificados acima.
Resultado correto: existe continuidade (a resistência é menor que 0,5 Ohms).
VERIFIQUE A ALIMENTAÇÃO NEGATIVA DA BOBINA DE IGNIÇÃO (FIO BK/GN – CIRCUITO 31S–RR2) QUANTO A CURTO AO TERRA
1. DESCONECTE e IDENTIFIQUE:
– Conector do PCM (C101B).
– Conector da bobina (C113), pino 3.
2. MEÇA a resistência entre o pino 3 e o terra.
Resultado correto: circuito aberto (a resistência é maior que 10.000 Ohms).
VERIFIQUE A ALIMENTAÇÃO NEGATIVA DA BOBINA DE IGNIÇÃO (FIO BK/GN – CIRCUITO 31S–RR2) QUANTO A CURTO AO TERRA (Continuação)
Em ordem?
Sim: SUBSTITUA o PCM. TESTE o sistema como descrito
Não: LOCALIZE e REPARE o curto entre o fio preto / verde e o terra.