Walter, acredito muito em testes, e principalmente em relação ao ciclo otto, não que vá indicar a causa do problema, mas isso indica alguma coisa errada que possa indicar ao menos uma direção a ser investigada. O que eu não me canso de falar é que ciclo otto é algo básico, veja se um profissional conhece verdadeiramente o funcionamento deste, este saberá realizar testes corretamente. Para não estender muito, uma coisa a saber no ciclo otto é o tempo correto da centelha de ignição, como já disse algumas vezes no passado é um erro as pessoas aposentarem a lâmpada de ponto, já que a mesma serve para aferir justamente o ponto de ignição, sem falar no uso do vacuometro já que acredito, como não poderia deixar de ser, estar incorreta a pressão no coletor, isto porque se o ponto de ignição afeta a pressão no coletor, e olhando a tabela que acompanha o vacuometro isto esta lá. Então, carro com problemas é sempre ter em mente que deve-se se debruçar no mesmo com a calma necessária e sempre ter o ciclo otto em mente e realizar os testes básicos, com uso de vacuometro, medidor de pressão de cilindros, ar comprimido, lâmpada de ponto. Bem como interpretar sempre a informação dos sensores. É por conta das enormes possibilidades de coisas que podem ser a causa de um sintoma é que fica difícil o conserto sem os testes.