Na verdade este cabeçote não tem uma válvula de alívio e sim de retenção que no final é mais ou menos a mesma coisa, ela retém o volume e a pressão de óleo nas galerias de lubrificação dos comandos e dos alojamentos dos tuchos.
Ela pode gastar a séde deixando passar um volume grande do óleo ao carter e assim provocando o descarregamento dos tuchos. Outra possibilidade é que quando são rosqueadas no alojamento, os companheiros esquecem-se de colocar trava química e esta solta e sobe de encontro ao bujão prejudicando completamente a lubrificação.http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=96737045_9391.jpg&v=O
Para evitar esse tipo de inconveniente, o fabricante recomenda a utilização de trava
química na fixação da válvula. Além disso, os torques recomendados são:
- 4 N.m (0,4 Kgf.m) para a válvula de retenção de óleo;
- 45N.m (4,5 Kgf.m) para o bujão da válvula;
- São exemplos de veículos que possuem válvula de retenção de óleo no cabeçote:
- Família Gol 1.0 8V e 16V com acelerador eletrônico;
- Família Gol 1.0 16V turbo;
- Família Gol 1.0 16V com acelerador mecânico.
Lembrando que se a válvula estiver bem presa no alojamento e os tuchos continuam batendo, vc deve procurar outras razões como por exemplo baixa pressão proveniente de perdas pela bomba ou no sistema de lubrificação como um todo.
Começe instalando o manômetro de pressão e depois procure as causas da baixa pressão, caso a pressão esteja normal, procure colocar tuchos originais.