Listando Custos Operacionais
segunda-feira, 13 de julho de 2009
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Torna-se muito fácil usar uma tabela pré-concebida de preços á praticar mas não podemos esquecer jamais das diferenças de região, costumes locais e gostos de cada cliente, custos operacionais e assim por diante. Para não correr o risco de extrapolar os preços praticados para mais ou para menos aconselho que usemos a tabela só para comparações e façamos um calculo detalhado do nosso preço á praticar.
Cada setor da cadeia produtiva e de serviços tem um custo operacional portanto na Reparação Automotiva não podia ser diferente.
Ás vezes o nosso concorrente da frente consegue praticar um preço menor que o nosso mas devemos levar em conta que ele pode ter despesas muito menores que a nossa, precisamos evitar equiparar preços porque o prejuízo é certo se não considerarmos os nossos custos.
Para encontrarmos um custo final, evidentemente precisamos listar e somar todas as despesas mensais sem esquecer nada pois um item desprezado pode refletir severamente num cálculo final de preços praticados.
Primeiramente precisamos esclarecer alguns tópicos como: amortização de equipamentos, investimentos na estrutura física e cursos de qualificação de funcionários e materiais de apoio.
AMORTIZAÇÃO:
tentarei á grosso modo dar uma idéia pois a matéria é muito extensa e técnica.
Para nós reparadores será o custo mensal de um produto, equipamento ou bem durável, pelo tempo estimado de sua vida útil em plena carga, sem considerar manutenções, baseando-se no preço pago e desprezando-se as correções .
Exemplo: um elevador normal automotivo leve custou para minha oficina R$ 5.000,00 somados já o frete e demais despesas. Acredito que este equipo terá uma vida útil de 6 anos, de acordo com a minha carga de utilização, divido o valor 5.000 por 72 meses= custo de amortização R$ 60,00/mês.
Faça da mesma forma com todos os equipamentos e ferramentas inclusive de escritório.
INVESTIMENTOS:
são modificações e reformas necessárias na estrutura ou espaço físico que trarão benefícios fundamentais mas tem um tempo de duração para a próxima intervenção e a contabilização deste retorno é imensurável então sugiro que faça uma previsão te tempo para este próximo investimento.
Exemplo: reforma, ampliação ou conservação: R$ 20.000,00 e previsão de outro evento em 4 anos e considerando um valor de investimento igual, então devemos dividir estes 20.000 pelo tempo previsto 48 meses= R$ 420,00 mensais.
Cursos:
aperfeiçoamento e qualificação profissional são cada vez mais necessários e exigidos. Possuem também os seus custos mensais, incluem-se literaturas e materiais de consulta e apoio. Considerando que os custos já são praticamente mensais poderíamos incluir nesta soma os valores mensais das enciclopédias e os materiais de custos mais elevados, alguns deles beeeem elevados.
Tendo em mãos estes cálculos referentes aos itens anteriores, basta agora LISTAR e somar todas as despesas de fornecimento de água, energia elétrica, telefonia, custos de internet , materiais de limpeza e manutenção, salários, o seu pró-labore e etc. Pode-se desprezar parte do seu pró-labore caso haja lucro de revenda de peças á seu favor.
Para definir o nosso preço final por hora, basta somarmos todas as horas/homem/mês + 10% de ociosidade e dividi-las pelo valor encontrado no total de despesas.
Exemplo: Supondo que tenhamos encontrado R$ 60.000,00 de despesas e tenhamos 4 homens produtivos que são a base do faturamento, então serão 60.000 divididos por 1.000 horas/mês = R$ 60,00, estará definido o valor hora/homem, deste valor básico poderemos também definir e separar hora técnica de hora bruta sendo que a hora técnica deve ser acrescida de 30% sobre a hora/homem.
Faça você mesmo uma planilha listando todas as suas despesas mensais e encontre o seu custo operacional.
Você ficará assustado com os erros grosseiros que cometemos e quantas vezes temos prejuízo e nem percebemos.
Walter Schultt 13.07.2009