Lendo um tópico do Valdek aqui no OB que pede esclarecimentos sobre a restauração de injetores Common Rail, resolvi postar aqui só para constar como dica futura.
A pergunta do Valdek foi a seguinte:
BOM DIA AMIGOS, alguem de voçês recupera o injetor common rail? quando o mesmo estar retornando demais ? se sim gostaria que alguem mim passase os prossedimentos. fico muito grato pela ajuda.
Finalmente li uma resposta esclarecedora do nosso não menos admirável Aysland Marrostica ao qual eu parabenizo:
O procedimento de recuperação consiste em retificar o assento da esfera do retorno, trocar a esfera do retorno e trocar a luva de vedação (normalmente vaza mais pela luva).
Além disso é importante ter um equipamento ou bancada para teste de injetores common rail para conferir se o serviço ficou realmente bom...
A grande maioria das oficinas Bosch Truck Service faz isso.
Procure uma em sua região onde vc tenha bom relacionamento que certamente os caras te explicarão os detalhes.Abraço
Conheço uma empresa de altíssimo gabarito situada em Campinas-SP que me contatou no fórum OA só para esclarecer esta dúvida, não quero de jeito algum ir contra os companheiros que mantéem uma posição de incredibilidade sobre o assunto de restauração mas há que se dar ao menos alternativas possíveis e que fique de lição para quem deseja realmente saber mais do assunto e quer se aventurar em Common Rail recon.
A assinatura do empresário é:
Boa tarde!
Sr Walter, agradecemos a sua colaboração em nos apresentar
WALPIN (PINCINATO & RAPHAEL LTDA EPP- FONE (11) 4492-5701): estamos a cerca de 25 anos no mercado, recuperando itens tais como: Carcaça e Tampa da Bomba “VE”, Unidades Injetoras da Scania, MWM, Mercedes, Volvo etc. A cerca de 1,5 anos estamos desenvolvendo o processo de recuperação do Injetor Common Rail, já estamos retificando a sede de assento da esfera e substituindo a vareta (quando necessário) por uma pç de nossa fabricação. Também fornecemos só a vareta, quando algum cliente nos solicita.
Fabricamos vários itens da linha diesel. Fornecemos o KIT para common rail.
Diante do exposto e até onde já chegamos, em função das peças que já recuperamos, acreditamos que podemos ser úteis aos senhores, e nos colocamos à disposição.
Estamos também interessados em conhecê-los e disponibilizar catálogos.
Grato,
Waldemar Pincinato