Um salve aos amigos do forum !!!
Criei esta mensagem para contar para os amigos duas experiencias referentes a inspeção veicular.
Recebi um Gol 1984 ( a ar ) que havia sido reprovado na inspeção.
Analisando os gases ele apresentava HC alto a 2.500 rpm o resto estava ok.
Antes que alguem faça um comentario maldoso o Gol em questão possui 70.000km originais, unico dono, e só anda com gasolina Podium.
Enfim, peguei uma tabela que a hofmann oferece na internet :
http://www.hofmann.com.br/informacoes-tecnicas/files/informes-tecnicos/tabela-de-referencia-para-interpretacao-dos-gases-de-escapamentos.pdf
Segundo esta tabela o problema deveria ser na ignição, e quando verifiquei o ponto do motor, este estava adiantado.
Coloquei o motor no ponto e analisei gases novemente, e o HC que estava em 2050 ppm passou para 600 ppm. ( BINGO !!! ), O carro já está com o tal selo da inspeção devidamente colado no para-brisa !
Outro caso foi uma Doblo da CET. kkkkk
Eles haviam feito o motor deste carro e trocado tudo que se pode imaginar no motor, sonda, filtros, bicos,etc.
Quando eu questionei sobre o catalisador o mecanico me disse " foi verificado e está ok", mas eu perguntei como foi feito o teste? e ai veio a surpresa !!!! o mecanico deles me disse que " a ceramica está ok" .
Já prevendo este problema eu estava com meu termometro infra vermelho, e fiz o teste do catalisador.
A temperatura de entrada e saida estavam rigorosamente iguais ( 250ºc )
Expliquei ao pessoal do CET que a função do catalisador é realizar uma reação quimica, e que toda reação quimica tem como consequecia a geração de calor sendo assim a temperatura de saida tem que ser maior que a de entrada. Trocaram o catalisador e ( BINGO !!! ).
Eu gostaria de escutar as experiencias que os amigos ja tiveram com relação a inspeção veicular pois estou vendo muitos colegas apanhando por besteiras.
E aos amigoS que estão fora de São Paulo já valem as dicas pois já já a inspeção terá abrangencia nacional.
Um abraço a todos !