Eu particularmente uso gasolina aditivada qndo opto por este combustível, e o etanol que já é detergente e limpa. MUITO Esporadicamente se o veículo começa a ficar gastão com toda manutenção em ordem, peço para limpar na máquina. Gasto aí uns 60 reais e os bicos ficam 100% limpos. E mesmo assim ouço o mecânico comentar que os bicos não estavam tão sujos.
Colocar aditivo (em média 15 reais cada frasco) a cada 4 tanques vai sair bem mais caro e quem garante que vai cumprir o que promete? acho placebo.
Os bicos foram projetados para serem auto-limpantes porém considerando até uma certa tolerância para má qualidade de combustível. Se você só coloca no tanque essas "garapas" de alguns postos picaretas a tendência é sujar os bicos além de saturar os filtros etc
Pelo meu ponto de vista acho que a classe de reparadores deveria orientar a limpeza de bicos quando necessária claro, e ao uso de gasolina aditivada ou o próprio etanol de boa qualidade em postos de bandeira com preços na média e movimentado emitindo nota fiscal. Tanto o reparador como o proprietários saem ganhando.