creio que, quando a uce percebe alguma discrepancia entre dois ou mais sinais ela entra em modo plausibilidade, ou seja, assume a estrategia go home.
estes dias peguei um defeito interessante, o cliente reclamava que o marcador de combustível não abaixava além do meio, não havia código de falhas, trocamos o sensor de nível e ao testar conectando ele ao chicote, não adiantava movimentar a boia pois o ponteiro não se alterava, então lembrei que a uce motitora o sensor de nível para identificar o abasteceimento, então desliguei a chave e coloquei a boia toda para baixo e religuei a chave e o ponteiro foi pra baixo, repeti o memo processo para boia a meio curso e depois a fim de curso e o ponteiro respondeu.
conclusão.
se após a partida houver uma queda brusca no sinal do sensor, a uce entende como flaha do mesmo e substirui o sinal paara o painel e dai por diante ela passa a decrescer o nível do ponteiro levando em conta o cáculo do consumo o que nos dá a impresão de que o sensor está funcionando.
o mesmo já acontece com o sensor de temperatura da água, a uce crusa a informação do ect com o act, caso haja uma discrepância a uce ignora o sensor ect e pasa a monitorar o sinal do painel, começando com uma temperatura de 70º e acrescentando 1ºc por minuto de funcionamento, isso dificulta o diagnóstico sem scanner, porém podemos observar que o eletroventilador fica acionado direto.
por isso a causa de o carro afogar mesmo usando gasolina pode ter diversas procedências,
ex. sonda fora da faixa
sensor de temperatura
sensor maf
aliás a uce cruza as informações do sensor integrado(ar e map), do ect e da sonda. com estas informações calcula a massa de ar admitido, se o retorno da sonda não corresponder e a uce não identificar a falha, ela irá gravar uma falha de falta de plausibilidade.
acho que o caminho é este.