Respondendo a esse tópico:
oscilação da marcha lenta da parati G III ano 2002/03 - Alcool 6 Meses, 1 Semana atrás Popularidade: 0
-eu tenho uma parati 1.6 G III ano 2002/2003 (álcool), e desde que comprei esse carro, só tenho dor de cabeça…, eu já fiz de tudo, e até o momento nenhum mecânico conseguiu resolver o problema, que é aceleração constante, o carro acelera sozinho e chega a ir a 3.000rpm e quando cai o rpm ele fica oscilando entre 800 rpm a 1200 rpm ou seja, não mantém uma constância. olhem só o que já troquei nesse carro:
1 – sonda lambida
2 – tampa do distribuidor
3 – rotor do distribuidor
4 – cabos de ignição
5 – velas
6 – sensor de passo (03vezes)
7 – sensor mafi
8 – bicos injetores
9 – bomba de combustivel
10 – verificação da central (está ok)
fora isso, já mandei limpar os bicos (umas 04 vezes), vazão dos bicos, pressão dos bicos, estanqueinidade, vazão e pressão da bomba de combustivel…
Já fiz os cabeçotes a 10 meses atras, e agora troquei de mecânico, e o mesmo falou que tá com falta de pressão no cabeçote e por causa disso não consegue manter a aceleração correta., porém eu questionei-o pois o cabeçote já foi feito… e o mecânico anterior me garantiu que não é esse o problema.
e Agora o que eu faço? meto fogo no carro?rsrs…
eu só uso peça original, não faço economia, e não compro peças paralelas para o carro.. vcs podem me ajudar?
att
luiz-
Respondendo:
Sou de Santa Catarina e tenho uma parati 2002-2003 que apresentou esse exato problema em 2009, como o Luiz, troquei tudo que podia e não resolveu, incluindo o catalizador. Só solucionei o problema substituindo o módulo de injeção! Uso o novo módulo e desde então a oscilação não se repetiu.
Aproveito para relatar outro problema que solucionei só agora: A parati éra fraca de arrancada, embrulhando um pouco quando fria, cheirava álcool no escape e se bobeasse apagava no semáforo(sinal), sempre tinha que usar a técnica de "punta taco" porque numa subida com o carro frio se tirasse o pé do freio e pra depois acelerar podia apagar ou embrulhar obrigando a pisar fundo fazendo o carro pipocar.
Mesmo com o motor quente ela não éra 100% confiável na arrancada e as vezes eu preferia desligar o ar condicionado pra arrancar numa subida com o carro cheio.
A resolução se deu semana passada quando desmontei o coletor e verifiquei uma grossa camada de "borra" tanto nos dutos do coletor de admissão quanto nos dutos de entrada de ar do cabeçote,fiz limpeza e descarbonização do coletor e cabeçote e a parati parece outro carro, agora eu piso e ela responde sem embrulhar em qualquer temperatura do motor, o forte cheiro de alcool no escape sumiu e estou ansioso pra fazer a média pois o consumo era elevado sobretudo na cidade(5.3 km/l ou menos).
Não sou expert no assunto mas sendo o álcool um combustivel altamente viscoso que escorre em forma líquida com enorme facilidade concluo que o problema éra a entrada de álcool em forma líquida na camara de combustão devido a camada de borra e carbonização excessiva dos dutos de entrada de ar causando uma mistura ar combustivel nada homogenea. Penso que essa borra decorreu do uso de óleo acima da quantidade especificada(fato que ocorre facilmente pois com a troca do filtro 3,5 lt de óleo passa 4-5mm da marca superior da vareta) e também de uso de óleo não especificado com troca fora do tempo correto ocasionando formação de espuma no cabeçote.
espero ter ajudado com esse depoimento.
Joares.