Senhores,
É importante comentarmos um pouco sobre o funcionamento do marcador de combustível.
Para este carro em especial, a tecnologia era a seguinte:
O Painel gera uma tensão através de um regulador entre os terminais do potenciômetro da bóia. A resistência variável atinge menores valores de resistência quanto mais cheio o tanque e maiores valores quanto mais vazio o tanque, ou seja, para que o ponteiro atinja o máximo nível é necessário uma maior corrente, já para níveis baixos pequenas correntes já bastam.
Caso o regulador não envie a tensão correta, por menor que seja a resistência da Boia, a corrente não será suficiente para deslocar o ponteiro com precisão, ou seja, uma diferençarão de 2 V gerados pelo Painel, por mais que a resistência da Boia esteja atuando de forma correta, o ponteiro sempre se limitará a não funcionar corretamente.
Conclusão: se o ponteiro limita-se a marcar no do meio tanque, na verdade a tensão regulada está abaixo do normal o que justifica o ponteiro não ir ao fim de curso.
Interligar os terminais da Bomba o ponteiro funcionará normalmente, pois apesar de uma tensão menor, a corrente ainda será alta, o mesmo vale para uma década resistiva.
Portanto teste a tensão gerada pelo Painel, meio volt já apresenta problemas.
Espero ter colaborado, colocando um ponto final às dúvidas.
Abraço.