O velocimetro assim como todos os ponteiros deste Quadro de instrumento trabalham com motores de passas. O que acontece muito é que racha a engrenagem interna ao Motor de Passo e por vezes é dificil ver a rachadura. Existe só a engrenagem para a compra,mas, é bem complicada a troca já troquei várias sei bem como é, cazo vc consiga um painel de sulcata retire o motor de passos dele e troque por completo. Vectra dá Muito isso tanto no Contagiros como no velocímetro. Por vezes qd há problema em um o outro também para pela queda de alimentação, mas, não é regra, isso acontece qd vc liga a funciona o veículo e algum dos ponteiros tremen, aí vão travar os dois.
Mas uma coisa é certa o sinal do RPM passa pelo ABS sim no cazo de veículos equipados com o sistema, mas neste cazo não deveria mexer o ponteiro, no cazo vc relata que ele trava em cima.
Certo mas para teste é só jampear o sinal de entrada com o de saída de RPM da central ABS. Se funcionar e quizer largare sem ABS é só comprar Um Transdutor de sinal de velocidade, aquele relê laranja, efetuar as ligaçãoes do VSS eo Painel a ele é um prcedimento bastante simples, já que vc já tem o esquema ele em mãos.