informações tiradas do manual original do sistema iaw 4af flex magnetti marelli
acho q a sua duvida sera respondida na parte descrita *antiafogamento
2.IX.5) Partida a Frio
Esta estratégia tem como objetivo, garantir uma partida satisfatória mesmo com
diferentes porcentagens de álcool à mistura, durante a fase fria de
funcionamento do sistema. Para aplicação desta estratégia, será necessário
um sistema suplementar no momento da partida.
Composição do sistema suplementar:
Tubo de aeração no corpo de borboleta
Bomba de gasolina
Reservatório
O tubo de aeração adicional e a bomba de gasolina para partida a frio, serão
pilotados em portings diferenciados da ecu.
Para o sistema, em condição de partida ou repartida (fases 1,2 e 3), foram
previstas correções multiplicativas de 0 a 2, para adequar a quantidade de
combustível às diferentes misturas previstas no SFS - FLEXFUEL, correções
estas em função do AF_FLEX.
Descrição do funcionamento da estratégia:
A estratégia é habilitada em função da temperatura da água e do A/F atual.
Partida:
A partida será gestida em modo assíncrono, com tempo de injeção e intervalo
entre as injeções calibráveis.
A partida será dividida em duas fases:
Fase 1
Consiste em aplicar um número fixo de injeções com frequência constante,
levando em consideração:
Temperatura da água
A/F atual
Tensão de bateria
Ângulo de borboleta
Fase 2
Consiste em aplicar, com frequência constante, injetadas que decrescem ao
longo do tempo. Nesta fase, o tempo de injeção a ser aplicado inicialmente,
será o mesmo tempo da fase 1, só que recalculado através de um coeficiente
de decremento, até que não haja mais a necessidade de adicional de
combustível.
Além das duas fases descritas acima, são previstos:* Estratégia Anti-Afogamento
* Fase pós partida
Estratégia Anti-Afogamento
Durante a partida (Fase1 ou Fase2) se for observado:
Um ângulo de pedal superior a uma determinada faixa, passa-se
direto para a Fase Pós-Partida pela qual será descrita abaixo:
Fase Pós-Partida
Nesta fase existem dois tipos de atuação, dependentes do modo motor:
Estabilizado
Este modo será gestido sincronamente, ou seja, uma injeção a cada
PMS em função (Rpm,Pressão) com um coeficiente de correção em função
(Temperatura de água,A/F), adicionado um offset para o injetor adicional e a
bomba de gasolina, em função (Tensão de Bateria).
Acelerado
Este modo será gestido de forma assíncrona a cada entrada em modo
motor acelerado em função (Temperatura da água, A/F).