Eu vou meter a colher nesta discussão.
Certa vez eu estava muito interessado em adquirir um osciloscópio mas o preço, a aprendizagem e a opinião dos companheiros, inclusive do Crocha me desestimulavam.
Nesta época havia descoberto um equipamentozinho da marca MicroHard que fazia atravéz da placa de som do PC, todas as leituras em AC/DC mas não KV. Perguntando ao vendedor o porque não fazia KV ele me enviou a seguinte resposta: Tratando-se de alta tensão de ignição, não existe nenhum tipo de voltímetro que meça este tipo de tensão diretamente em KV, embora existam aparelhos que interpretem em KV. O mais seguro e mais preciso é de calcular pela distância máxima, que ocorre uma faísca, sendo 2 KV por mm. De qualquer forma no momento que a faísca é formada na vela, a tensão é reduzida para aprox. 1KV, sendo esta limitada pela abertura de eletrodos da vela. O que importa neste momento, não é a tensão e sim a corrente. A corrente pode ser medida com garra indutiva, porém é bastante oneroso e de pouca precisão. Melhor que isto é uma avaliação visual da qualidade da faísca pelo técnico.
Esta resposta me deu a linha que eu não deveria me preocupar com a tensão secundária das bobinas mas sim todos os outros tipos de medição.
.............. Ziriguidun