Junio21 qual é o defeito que aparece sempre em primeiro da lista?
Preste atenção se o sensor de RPM deste veículo foi substituído recentemente ou apresenta defeito registrado no sacaner.
Veja esta matéria do http://oficina-automotiva.forums-free.com/sensores-de-rpm-e-fase-importancia-e-defeitos-t392.html
A importância dos Sensores de RPM e FASE – os sintomas e as características dos defeitos.
Caso falte o sinal do SENSOR DE FASE nos veículos abaixo relacionados, nenhuma falha será percebida, o motor não sofre alterações de marcha lenta e a sua retomada de aceleração será normal, lembrando que a UC estará usando os sinais do SENSOR de RPM.
A estratégia de gerenciamento dos injetores muda, deixando de ser seqüencial fasada para semi-seqüencial porque a UC não consegue identificar a fase de cada cilindro do motor e passa a injetar dois á dois casados.
Caso falte o sinal do SENSOR de RPM, a rotação final do motor ficará limitada a patamares de segurança e a partida ficará bastante longa.
Caso o veículo seja Volkswagen e vc desconfia que esteja faltando um dos 2 sinais e queira fazer um teste rapidamente, basta desligar um de cada vez, aquele cujo motor apagar é exatamente o que está BOM e está mantendo o sinal para a UC.
São eles:
Veículos FIAT Pálio e Siena equipados com motor 1.6 16V
Veículos FIAT Tipo equipados com motor 2.0 16V
Veículos VOLKSWAGEN Novo Gol Power equipados com motor EA 111 de 1.0 8 e 16V
Veículos VOLKSWAGEN Golf GTI
Veículos FORD Escort, Fiesta, Ka e Courier motores Endura, Zetec Rocam e Zetec 16V
Veículos G M Vectra B 16V, Astra Novo 16V e Corsa 16V
Alguns veículos quando apresentam a ausência do sinal do SENSOR de FASE para a UC, o motor não funciona pela falta de pulso na bobina, falta de pulsos nos injetores e a bomba não recebe alimentação.
São eles:
Veículos FIAT Tipo com motorização 2.0 8V, Tempra 2.0 16V anos 93 e 94, Tempra SW
Veículos FIAT Marea 2.0 e 2.4 de 20V
No caso específico do Marea, além de sustar o sinal da bobina, injetores e bomba por falta do SENSOR de FASE, a UC pode usar o mesmo procedimento caso detecte discrepância dos sinais de fase e rpm por conta de erro no sincronismo da correia dentada.
Por Walter Schultt