Haqualias eis uns testes possivis a serem feitos.:
TESTE PONTO A PONTO 0090: VÁLVULA DE CONTROLE DA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL (PCV) NÃO FUNCIONA
VERIFICAÇÃO DA RESISTÊNCIA ELÉTRICA DA VÁLVULA PCV 1 Desconecte a válvula. 2 Meça a resistência entre os pinos da própria válvula. Resultado correto: 3 Ohms. • Em ordem? ? Sim VÁ para 0090.2. ? Não SUBSTITUA a válvula PCV. TESTE o sistema como descrito em 0090.9.
VERIFICAÇÃO DA VÁLVULA PCV QUANTO A CURTO AO TERRA 1 Desconecte a válvula. 2 Meça a resistência entre cada um dos pinos da própria válvula e o terra. Resultado correto: Circuito aberto (a resistência é maior que 10.000 Ohms). • Em ordem? ? Sim VÁ para 0090.3. ? Não SUBSTITUA a válvula PCV. TESTE o sistema como descrito em 0090.9.
VERIFICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DA VÁLVULA PCV 1 Desconecte a válvula. 2 Utilizando cabos auxiliares, ligue seus terminais como indicado ao lado. 3 Ligue a ignição. 4 Ligue o pino negativo ao terra e, em seguida, desligue-o. Resultado correto: é possível ouvir o ruído ("clique") da válvula ao ligar e desligar. • Em ordem? ? Sim VÁ para 0090.4. ? Não REMOVA e examine a válvula. SUBSTITUA-A se necessário. TESTE o sistema como descrito em 0090.9.
VERIFICAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO POSITIVA DA VÁLVULA PCV (NA PRÓPRIA VÁLVULA) 1 DESCONECTE e identifique: - Conector da válvula PCV, pino 1. 2 Ligue a ignição. 3 Meça a tensão entre o pino 1 e o terra. Resultado correto: tensão da bateria. • Em ordem? ? Sim VÁ para 0090.6. ? Não VÁ para 0090.5.
VERIFICAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO POSITIVA DA VÁLVULA PCV (NO CHICOTE) 1 DESCONECTE e identifique: - Conector C1 (lado veículo), pino 9. 2 Ligue a ignição. 3 Meça a tensão entre o pino 9 e o terra. Resultado correto: tensão da bateria. • Em ordem? ? Sim LOCALIZE e repare o circuito aberto no fio do pino 9 (lado MOTOR) e a válvula PCV. TESTE o sistema com descrito em 0090.9. ? Não LOCALIZE e repare o circuito aberto no fio do pino 9 (lado VEÍCULO) e o relé do PCM. TESTE o sistema com descrito em 0090.9.
VERIFICAÇÃO DO CIRCUITO DA ALIMENTAÇÃO NEGATIVA DA VÁLVULA PCV QUANTO A CIRCUITO ABERTO 1 DESCONECTE e identifique: - Conector da válvula PCV, pino 2. - Conector do PCM (C101B), pino L4. 2 Meça a continuidade entre os pinos identificados acima. Resultado correto: existe continuidade (a resistência é menor que 5 Ohms). • Em ordem? ? Sim VÁ para 0090.7. ? Não LOCALIZE e repare o circuito aberto no fio do pino 2 da válvula PCV (fio branco/ laranja). TESTE o sistema como descrito em 0090.9
VERIFICAÇÃO DO CIRCUITO DA ALIMENTAÇÃO NEGATIVA DA VÁLVULA PCV QUANTO A CURTO AO TERRA 1 DESCONECTE e identifique: - Conector da válvula PCV. - Conector do PCM (C101B), pino L4. 2 Meça a resistência entre o pino L4 e o terra. Resultado correto: circuito aberto (a resistência é maior que 10.000 Ohms). • Em ordem? ? Sim VÁ para 0090.8. ? Não LOCALIZE e repare o curto entre o terra e o fio do pino 2 (fio branco/laranja). TESTE o sistema como descrito em 0090.9.
VERIFICAÇÃO DO CIRCUITO DA ALIMENTAÇÃO NEGATIVA DA VÁLVULA PCV QUANTO A CURTO AO CHICOTE DO PCM ATENÇÃO: antes de iniciar este teste remova o fusível de proteção do PCM (fusível No 21 – 5A) 1 DESCONECTE e identifique: - Conector da válvula PCV. - Conector do PCM (C101A). - Conector do PCM (C101C). - Conector do PCM (C101B), pino L4. 2 Meça a resistência entre o pino L4 e todos os pinos dos três conectores do PCM. Resultado correto: circuito aberto (a resistência é maior que 10.000 Ohms). • Em ordem? ? Sim SUBSTITUA o PCM. TESTE o sistema como o descrito em 0090.9. ? Não LOCALIZE e repare o curto entre o fio do pino L4 e o fio com o qual ocorreu continuidade. TESTE o sistema como descrito em 0090.9.