Regulagem do ponto de ignição
Os novos conjuntos Flange/ Roda Fônica dos veículos Volkswagen com ignição estática.
Os novos conjuntos Flange / Roda Fônica
Os novos conjuntos de roda fônica do sensor de rotação e flange de vedação traseira do virabrequim começaram a ser montados nos motores Volkswagen a partir de 1999.
Os primeiros veículos a utilizarem esse conjunto foram o gol e a parati 1.0 16V turbo.
Hoje todos os veículos Volkswagen com ignição estática (sem distribuidor), com ou sem acelerador eletrônico, vem equipados com a roda fônica junto ao flange de vedação na parte traseira do motor, atrás do volante.
Existem 3 modelos distintos de conjuntos flange e roda fônica que podem ser encontrados:
-BRUSS (figura-1);
-SABÓ (figura-2);
-FREUDENBERG (figura-3).
Montagem do conjunto
Na montagem da parte traseira do virabrequim, primeiro deve ser instalado o flange de vedação e depois a roda fônica. Cada roda fônica (BRUSS, SABÓ e FREUDENBERG) possui uma posição ideal de montagem, conforme explicaremos a seguir:
Com o primeiro cilindro no ponto morto superior PMS, o furo guia da roda fônica deve estar alinhado com a referência indicada existente no flange de vedação (figuras 1, 2 e 3 ).
Observações importantes
Por servir como referência para o sensor de rotação e PMS, a roda fônica possui posição específica de montagem. Sua instalação incorreta ocasiona erro no controle do avanço de ignição e nos cálculos do tempo de injeção. Ou seja, se a roda fônica for instalada incorretamente serão geradas falhas generalizadas no funcionamento do motor como:
- Baixo desempenho;
- Alto consumo;
- Dificuldade na partida etc.
Para que se tenha precisão na montagem da roda fônica é recomendada a utilização do dispositivo (ferramenta) especial para esse fim. O procedimento de montagem, com a ferramenta especial, será abordado na próxima edição.