MARCECAVEL escreveu:
Desgaste na lateral da correia é sinal de coisa desalinhada ou polia gasta ou com folga. A caixa de engrenagens pode estar desalinhada , a bomba injetora, ou algo relacionado . Esse motor é nojento mesmo qualquer erro quebra tudo, cuidado com o parafuso do tensor que espana facilmente tb as vezes na hora nao da problemas mas depois de rodado uns dias solta e quebra tudo.
Jeronimo, da outra vez que vc postou sobre este motor eu lhe disse pra dar uma olhada no suporte da bomba injetora, não sei se vc observou, estou anexando uma imagem. Na falta deste suporte, e no caso de tensão excessiva na correia de distribuição, a caixa de distribuição(que é de alumínio como vc deve ter observado) sofre "empenamento". Pra ser mais explicito pense assim:
A bomba não tem o suporte, vc estica a correia e esta PUXA a polia dentada da bomba, a carcaça não suporta o "repuxo" e entorta, desalinhando a polia dentada e por consequencia a correia escapa para o lado da tampa.
Lembrando que a partir da série EURO II, o esticador não tem mais a guia lateral, somente a polia dentada do virabrequim continua com a guia.
Trabalho muito com este motor e nunca tive caso de empenamento do comando, apenas das varetas ou quebra de balancim.
A poucos dias chegou uma ranger com correia desfiada, segundo o dono tinha trocado a menos de 3.000 km. Constatei que a polia do comando estava desalinhada pois o reparador "improvisou" uma chaveta que causava o desalinhamento e também estava sem o suporte da bomba. Alinhei a polia e coloquei o suporte e ficou zerado...