Boa tarde. Gostaria de informar aos colegas o andamento do problema:
-Não achei a razão do defeito (tomei um baile, já não importa o meu custo para este caso);
-Não há problemas elétricos;
-Não há problemas de obstrução na tubulação;
-Não há problemas de bomba, prefiltro, filtro, valvula reguladora de pressão, etc. A pressão está OK, mesmo após o desligamento.
-As peças do copo, refil, etc são originas, não há quebras nem trincas.
O defeito aparece depois da algum tempo de uso, quando a gasolina do tanque aquece devido ao movimento do veiculo. A pressão/vazão da bomba cai e o motor falha até parar. Desligando a chave de ignição e esperando 2~3 segundos, só ligar e o carro anda por mais algum tempo.
Em dias frios não dá defeito.
Como já informado, abri a tampa da bomba do tanque e esperei por bom tempo em marcha lenta, olhando para a gasolina dentro do tanque. Normalmente o copo da bomba fica cheio e transborda, mas de repente o nivel baixa e a bomba não bombeia mais nada. Ao desligar a chave, o nivel sobe um pouco e a bomba completa o copo até o topo depois de ligada. Troquei aquela mangueira da saida da valvula reguladora de pressão por uma transparente (para ver o retorno) e observei que momentos antes de parar, passava muitas bolhas, até a parada de total do fluxo. Acontece que essas bolhas são empurradas para o centro do copo e envolvem o prefiltro, causando a parada do bombeamento, se desligar, as bolhas somem e o processo reinicia.
No momento, o carro está andando porque eu fiz (gambiarra?) o seguinte: coloquei uma mangueira de ~10 mm na vertical entre o copo e o refil da bomba, mais ou menos 12 cm de comprimento. A idéia é a seguinte: se a gasolina vier com bolhas, elas batem na mangueira e são empurradas para cima e enchem o copo pelo outro lado, dando tempo para as bolhas subirem e não entrarem na bomba. Está funcionando a contento pelo dono, mas eu ainda queria saber a razão disso. Ficou combinado de consertar assim que se tiver uma melhor solução.
Abraço
Dirceu