Olá amigo ja peguei varias L200 com esse defeito, algumas vezes o defeito é o modulo HPE mas na maioria da vezes é apenas regulagem da turbina ou a própria turbina ruim.
Elimine o modulo HPE e veja como o veiculo responde e se continua a o codigo 49.
Pelo scanner tem como regular a turbina mas para isso preciso saber qual scanner vc usa.
meu email. marcosjs79@hotmail qualquer coisa entre em contato essa regulagem pelo scanner não tem segredo.
Procedimento de verificação
e ajuste da turbina VGT
1- Instalar o MUT (scanner) e abrir o DATALIST MPI/GDI/DIESEL. (modo grafico)
2- Teste de rodagem para verificação dos picos de pressão dos itens: em
arrancada, retomada e alta velocidade. Por exemplo, retomada em 5º marcha
partindo de 2000 rpm com acionamento total do acelerador.
3-Monitorar e anotar os valores em Kpa:
3.1 Comparar o valor de pressão máxima do item 33 VGT (pressão do Turbo)com o item 03
Barometric pressure sensor (sensor de pressão barométrica/atmosférica);
3.2 Item 04 – Boost Sensor. (pressão do Turbo)
4. Caso sejam observados nos itens acima citados valores próximos a:
Item 04 (Boost Sensor) (pressão do Turbo)= 215 – 230 Kpa (ideal entre 175 – 190 Kpa
aproximadamente)
Item 33 (VGT) igual ou maior que o item 03 (Barometric pressure sensor)
constantemente (ideal entre 50 – 87 Kpa aproximadamente, ou sempre menor
que a pressão atmosférica no caso de um veículo HPE ).
existe a possibilidade de ocorrência do código de falha 49 Over boost , havendo
a necessidade de regulagem dos comandos da válvula de alívio da VGT,
conforme procedimento a seguir .
Obs.: Os valores de pressão acima mencionados podem variar em função do
local e forma de realização do teste de rodagem.
4.1 Solte as contra a porcas do espaçador da waste gate (traseira com rosca
esquerda e dianteira com rosca direita) . ( fig. 01)
4.2 Gire o espaçador no sentido horário (tendo como referência observação pela
frente do veículo) uma volta ou o máximo possível até encontrar um aumento de
resistência, trave as contra porcas. ( fig. 01)
4.3 Solte a contra porca do parafuso (allen 5 mm) de batente inferior da válvula de
alívio , e recue-o até visualizar apenas 1 ou 2 filetes do lado da extremidade de
batente e trave a contra porca. Realize um novo teste de rodagem observando os
valores conforme orientação no item “4” . Caso necessário reajuste o espaçador
da waste gate de acordo com necessidade de aumento ou diminuição de
pressão. Realizando novas avaliações até atingir os valores previstos.
01)