Escreveu certa vez o nosso grande mestre Flávio Xavier sobre este defeito.
Vou tentar reproduzir as palavras com que ele sabiamente explicava a estratégia de gravação do A/F.
Quando por algum motivo de mudança de combustível, mudança de nível do tanque de combustível, defeito de componentes pertencentes ao sistema de monitoração, interferência magnética ou procedimentos errados o software entra em modo de adaptação e abre uma janela para efetuar uma nova gravação do A/F.
Acontece que esta janela passa a abrir-se continuamente caso não sejam corrigidos os defeitos que são fatores determinantes para a não fixação do A/F e então o software adota um valor de aproximadamente 50%, ou seja: mais ou menos em 11 à 12 partes de ar para uma parte de combustível.
Dá pra entender porque com gasolina o motor afoga e com álcool o motor empobrece muito? Procure o defeito, ás vezes é apenas o sensor de nível do tanque que dá uns cortes e provoca a abertura da janela de adaptação.
Espero ter escrito da melhor forma a que vc entenda o procedimento de fixação do A/F.