Pra alimentar mais seu conhecimento,veja este link e esta matéria:
http://www.ajusa.es/br/productos/tornillos.htm
Evolução Tecnológica das Juntas Automotivas
A evolução da tecnologia de juntas de cabeçotes para motores de veículos leves e pesados foi o tema que a divisão de reposição da Elring Klinger, mostrou para os mecânicos nessa Automec. O Coordenador Técnico Pedro Bighetti, enfocou os novos processos de fabricação de juntas Metálicas (Multy-Layer) e Metal Elastômero para atender as leis de emissões. Ele explicou que as juntas precisou evoluir para acompanhar os motores modernos, que trabalham com temperatura e pressão mais altas, para garantir desempenho e performance. Para ilustrar, Pedro mostrou aos participantes slides e amostras de juntas e parafusos. Abordou a importância da aplicação correta dos produtos e os procedimentos a serem seguidos num eventual reparo, como uma boa retífica no bloco e no cabeçote, sempre levando em consideração o manual técnico da montadora.
Outro fator primordial explorado foi a troca dos parafusos de cabeçotes para os veículos modernos, tanto para a linha leve como também para a linha diesel, pois estes novos modelos trabalham com parafusos com torque angulares.
Resumindo, para cada troca de junta de cabeçote dos motores modernos, devem seguir corretamente a seqüência de aperto dos parafusos conforme informa o nosso procedimento de montagem que vem em cada junta de cabeçote e também a troca dos parafusos de cabeçote, para não perder o serviço.
Para ele a grande dificuldade dos reparadores é a falta de informação. "Como os motores evoluíram, as informações não chegam rapidamente ao mercado, causando muitas dúvidas que podem colocar a qualidade do serviço em risco", finaliza.