OLÁ MARCOA ANTÔNIO.
TAMBÉM TEMOS TIDO MUITOS PROBLEMAS COM VEÍCULOS FLEX, ESTOU ENVIANDO ABAIXO UMA CÓPIA DOS CUIDADOS QUE OS CLIENTES DEVEM TER COM ESSES CARROS, ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO..
OBS: PARA QUE A CENTRAL FAÇA A ESTRATÉGIA DE PARTIDA A FRIO, É NECESSÁRIO QUE ELA ENTENDA SER NECESSÁRIO, UMA FORMA DE SE TIRAR A DÚVIDA É VERIFICAR SE A UCE ESTÁ ENVIANDO PULSO PRO RELÊ DE PARTIDA A FRIO, CASO ESTEJA ENVIANDO O PULSO E O SISTEMA NÃO ESTIVER FUNCIONANDO, A FALHA ESTARÁ NO CIRCUITO: RELÊ, ELETRO-VALVULA, BOMBINHA OU CHICOTE.
ABRAÇOS
Cuidados com veículos flex.
De um modo geral, todo veículo equipado com sistema flex de combustível devem ter os mesmos cuidados, pois o princípio de funcionamento é o mesmo.
Entendendo o funcionamento do sistema flex.
A principal mudança para que o veículo possa funcionar com álcool, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção está no softwer de gerenciamento do sistema de injeção eletrônica. Dois sensores são os principais responsáveis pelo reconhecimento do “AF” (relação de ar combustível. O álcool tem características de queima diferente da gasolina, para que haja uma queima perfeita do combustível, sem resíduo de combustível na descarga e nem excesso de poluente é preciso que a quantidade de ar seja proporcional à de combustível, essa mistura que chamamos de estequiométrica é de 9 partes de ar para uma de álcool e de 13,3 partes de ar para uma de gasolina.
De posse dessa informação, podemos deduzir que dependendo da mistura dos dois combustíveis essa relação será diferente e ficara entre 9x1 a 13,2x1. Bom é para reconhecer essa mistura que o softwer foi preparado para isso ele se utiliza de dois sensores, um é o sensor de nível e o outro a sonda lambda.
Funcionamento:
Quando o veículo está em funcionamento a uce (unidade eletrônica central) monitora a posição do sensor de nível de combustível, caso a chave seja desligada, ao religar, a central vai verificar se a posição do sensor de nível sofreu alteração, ou seja, se houve abastecimento e se esse abastecimento foi superior a 10% do total de combustível que havia no tanque, caso tenha havido a uce iniciará uma estratégia de reconhecimento do “AF”, para isso ela monitora a sonda lambda que é um sensor que analisa os gases da descarga informando a qualidade da queima, quando a leitura da sonda se estabilizar a uce grava na memória o novo “AF”. O tempo necessário para que o reconhecimento seja feito pode variar dependendo do combustível abastecido e do percurso após o abastecimento, mas vamos adotar um tempo médio de 5 minutos ou 14 quilômetros.
Caso a composição do combustível do tanque seja de 100% de álcool ou uma mistura com muito álcool, a uce passa a monitorar a temperatura do motor e caso seja necessário ela fará a partida a frio que consiste de injetar uma quantidade de gasolina para que o veículo pegue em dias frios.
Bom de posse desses conhecimentos é bom tomar os seguintes cuidados:
1. Ao abastecer, não desligue o veículo logo em seguida, o ideal é abastecer quando for andar um percurso maior.
2. Abastecer o reservatório de gasolina.
3. Periodicamente verificar a gasolina se estiver velha e com mau cheiro troque toda a gasolina.
4. Evitar abastecer com quantidades pequenas.
5. Em caso de dificuldade de partida, procure uma oficina equipada com scanner automotivo para verificar o sistema.
6. Caso o marcador de combustível do painel apresente irregularidade, procure imediatamente uma oficina para solucionar o problema.
7. Usar somente óleo com as especificações do fabricante, o óleo fora da especificação pode prender o motor quando frio.
8. Caso o veículo não pegue pela manhã, não insista, aguarde um pouco e tente dar uma nova partida pisando no acelerador até o fim, se não pegar mesmo assim, chame um mecânico.
9. Verifique o sistema de carga e partida e utilize baterias de qualidade e com boa corrente de partida.
10. Abasteça sempre com combustível de procedência.
Matéria elaborada por Clay W Emerick, técnico em eletrônica embarcada e proprietário da CLICAR HITECH.
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