0233 - Pressão do Combustível
SITUAÇÃO 1 - Sinal de pressão do combustível excedeu o limite máximo.
. Verificar se o sensor está conforme a tebela abaixo:
Mpa Volts
0 0,10 (+/- 5%)
40 1,17 (+/- 5%)
8 2,23 (+/- 5%)
120 3,30 (+/- 5%)
150 4,10 (+/- 5%)
Se os valores não estiverem coerente, realizar somente as providência necessárias das que estão abaixo:
. Verificar sinais de violação e pinos danificados no sensor. Substituir se necessário.
. Verificar se há impurezas no conector do sensor.
. Verificar curto-circuito de pino a pino e verificar curto com massa dos pinos 12, 20 e 27.
. Verificar circuito aberto entre os pinos 12 e 20.
. Verificar a continuidade do chicote nos pinos 1 e 3 do conector do sensor com pinos 12 e 20 do conector da ECM.
. Verificar se atuador eletrônico de combustíivel está devidamente conectado.
. Analisar o Rail.
. Analisar o Tubo Rail.
SITUAÇÃO 2 - Vazamento de pressão durante desligamento do motor.
. Verificar se a resistência entre os pinos 1 ao 2 e 1 ao 3 do sensor está entre 50 a 10 MOhms.
Caso não:
. Verificar se há pinos danificados e/ou impurezas no conector do sensor. Se a falha persistir, analisar o tubo Rail.
Caso sim:
. Verificar se o sensor está sendo alimentado e com tensão de sinal do pino 2 com a massa de 0,10 a 0,25V. Se não estiver, realizar as verificações do "Caso não".
. Verificar continuidade do chicote nos pinos 1 e 3 do conector do sensor com pinos 20 e 12 do conector da ECM.
. Verificar alimentação entre os pinos 12, 20 e 27 da ECM (36 pinos).
. Verificar Verificar alimentação positiva direto nos pinos 1, 7, 12 e 13 da ECM (89 pinos).
. Verificar curto-circuito de pino a pino e curto com a massa (12, 20 e 27).
. Verificar curto-circuito com a massa (12, 20 e 27).
. Verificar carga da bateria.
. Verificar estado dos cabos e bornes (violação ou ligação incorreta).
. Verificar estado do fusível de 20 A de alimentação da bateria.
. Reparar o chicote se for necessário.
SITUAÇÃO 3 - Baixa pressão na linha de combustível.
. Verificar se o sensor está conforme a tebela abaixo:
Mpa Volts
0 0,10 (+/- 5%)
40 1,17 (+/- 5%)
8 2,23 (+/- 5%)
120 3,30 (+/- 5%)
150 4,10 (+/- 5%)
Caso não:
. Examinar se há vazamentos pela válvula de alivio do Relé.
. Verificar conector do chicote do atuador de controle do combustível está devidamente montado.
. Verificar se a resistência da bobina do atuador está entre 1,0 a 2,2 Ohms.
. Verificar pinos danificados no conector do atuador.
. Verificar sinais de violação na bobina do atuador.
Se a falha persistir, a bomba alta pressão deverá ser analisada.
Caso sim:
. Verificar se o chicote está com circuito aberto entre os pinos 1 e 3 do conector do sensor com pinos 12 e 20 do conector do chicote.
. Verificar curto-circuito entre os pinos 12, 20 e 27 do chicote.
. Reparar o chicote com rompimento na isolação e curto ao terra, se necessário.
SITUAÇÃO 4 - Pressão na linha do combustível consideravelmente mais baixo do que o comando de pressão de combustível.
. Verificar se a resistência entre os pinos 1 ao 2 e 1 ao 3 do sensor está entre 50 a 10 MOhms.
Caso não:
. Verificar se há pinos danificados e/ou impurezas no conector do sensor. Se a falha persistir, analisar o tubo Rail. Caso contrário, iníciar as verificações do caso sim a partir da verificação 2.
Caso sim:
. Verificar se o sensor está sendo alimentado e com tensão de sinal do pino 2 com a massa de 0,10 a 0,25V. Se não estiver, realizar as verificações do "Caso não".
. Verificar continuidade do chicote nos pinos 1 e 3 do conector do sensor com pinos 20 e 12 do conector da ECM.
. Verificar alimentação entre os pinos 12, 20 e 27 da ECM (36 pinos).
. Verificar Verificar alimentação negativa direto nos pinos 3, 9, 14 e 15 da ECM (89 pinos).
. Verificar curto-circuito de pino a pino e curto com a massa (12, 20 e 27).
. Verificar curto-circuito com a massa (12, 20 e 27).
. Verificar carga da bateria.
. Verificar estado dos cabos e bornes (violação ou ligação incorreta).
. Verificar estado do fusível de 20 A de alimentação da bateria.
. Reparar o chicote se for necessário.
SITUAÇÃO 5 - Vazamento de pressão detectado por cálculo do balanço de débito não plausível.
. Verificar se a resistência entre os pinos 1 ao 2 e 1 ao 3 do sensor está entre 50 a 10 MOhms.
Caso não:
. Verificar se há pinos danificados e/ou impurezas no conector do sensor. Se a falha persistir, analisar o tubo Rail. Caso contrário, iníciar as verificações do caso sim a partir da verificação 2.
Caso sim:
. Verificar se o sensor está sendo alimentado e com tensão de sinal do pino 2 com a massa de 0,10 a 0,25V. Se não estiver, realizar as verificações do "Caso não".
. Verificar continuidade do chicote nos pinos 1 e 3 do conector do sensor com pinos 20 e 12 do conector da ECM.
. Verificar alimentação entre os pinos 12, 20 e 27 da ECM (36 pinos).
. Verificar Verificar alimentação positiva direto nos pinos 1, 7, 12 e 13 da ECM (89 pinos).
. Verificar curto-circuito de pino a pino e curto com a massa (12, 20 e 27).
. Verificar curto-circuito com a massa (12, 20 e 27).
. Verificar carga da bateria.
. Verificar estado dos cabos e bornes (violação ou ligação incorreta).
. Verificar estado do fusível de 20 A de alimentação da bateria.
. Reparar o chicote se for necessário.
SITUAÇÃO 6 - Vazamento de pressão durante a marcha lenta.
. Verificar se a resistência entre os pinos 1 ao 2 e 1 ao 3 do sensor está entre 50 a 10 MOhms.
Caso não:
. Verificar se há pinos danificados e/ou impurezas no conector do sensor. Se a falha persistir, analisar o tubo Rail. Caso contrário, iníciar as verificações do caso sim a partir da verificação 2.
Caso sim:
. Verificar se o sensor está sendo alimentado e com tensão de sinal do pino 2 com a massa de 0,10 a 0,25V. Se não estiver, realizar as verificações do "Caso não".
. Verificar continuidade do chicote nos pinos 1 e 3 do conector do sensor com pinos 20 e 12 do conector da ECM.
. Verificar alimentação entre os pinos 12, 20 e 27 da ECM (36 pinos).
. Verificar Verificar alimentação positiva direto nos pinos 1, 7, 12 e 13 da ECM (89 pinos).
. Verificar curto-circuito de pino a pino e curto com a massa (12, 20 e 27).
. Verificar curto-circuito com a massa (12, 20 e 27).
. Verificar carga da bateria.
. Verificar estado dos cabos e bornes (violação ou ligação incorreta).
. Verificar estado do fusível de 20 A de alimentação da bateria.
. Reparar o chicote se for necessário.
SITUAÇÃO 7 - Pressão na linha de combustível consideravelmente mais alto do que comando de pressão de combustível.
. Verificar se a resistência entre os pinos 1ao 3 do sensor está entre 0,5 a 4,5 Ohms.
Caso não:
. Analisar o tubo Rail.
Caso sim:
. Verificar se a tensão de alimentação entre os pinos 1 e 3 do sensor é de 5V. Caso contrário, analisar o tubo Rail.
. Verificar continuidade do chicote nos pinos 1 e 3 do conector do sensor com pinos 20 e 12 do conector da ECM.
. Verificar continuidade do chicote nos pinos 1 (com positivo) e 2 (com massa).
. Verificar alimentação entre os pinos 12 ao 20 e 20 ao 27 da ECM (36 pinos).
. Verificar circuito aberto dos pinos 12, 20 e 27.
. Verificar curto-circuito de pino a pino e curto com a massa (12, 20 e 27).
. Verificar carga da bateria.
. Verificar estado dos cabos e bornes (violação ou ligação incorreta).
. Verificar estado do fusível de 20 A de alimentação da bateria.
. Reparar o chicote se for necessário.